out 11 2017

Banda CREDEQ faz apresentação cultural na UFG

A Banda CREDEQ realiza, na próxima sexta-feira (13), a partir das 10h30, uma apresentação cultural no evento nacional na Universidade Federal de Goiás (UFG), que reúne profissionais, pesquisadores e alunos em Musicoterapia. O evento acontece no hall da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, no Campus Samambaia, localizado na Vila Itatiaia. É primeira participação em cerimônia externa da instituição, criada para tratar casos severos de dependência química.

A participação do conjunto musical nesse encontro acadêmico [XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia (ENPEMT) e IX Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia (ENEMT)], cuja abertura acontece na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Goiânia, e se estende até o próximo sábado (14), é o resultado das ações desenvolvidas pelo CREDEQ – Prof. Jamil Issy, que se esforça na ressocialização do dependente químico, assim como no fortalecimento dos vínculos entre os profissionais, os pacientes, a família e a sociedade.

A banda se apresentará com 11 integrantes, dentre os quais cinco pacientes – três que estão atualmente internados na unidade (Cássio/Violão, Flávio/Cajon e Adilson/Voz) e dois que estão em tratamento no Ambulatório Adulto da unidade (Adiano/Bateria e Silvano/Vocal) – e seis colaboradores do CREDEQ – Prof. Jamil Issy – psiquiatras Sávio Severo e Airton Ferreira/Guitarra e Violão, respectivamente, motorista Joel Martins/Baixo, o educador físico Olímpio Rosa/Voz e Violão, a monitora Adrielly Fontes/Voz  e a musicoterapeuta Fabrícia Santana/Percussão e Voz.

Criado simultaneamente à inauguração do CREDEQ – Prof. Jamil Issy (Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia), em junho de 2016, o conjunto musical surgiu nas oficinas terapêuticas do serviço de Musicoterapia, ofertado à época no Núcleo Adulto Masculino da unidade. A sua constituição tencionou contribuir no fortalecimento, na aceitação, na permanência e na manutenção do tratamento em dependência química.  Atualmente o projeto contempla paciente internados em regime de residência terapêutica, pacientes em atendimento ambulatorial e profissionais da instituição. O projeto faz parte do Projeto Terapêutico Singular (PTS) e é realizado através da abordagem da Musicoterapia, que integra a equipe multiprofissional do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, composta por médicos psiquiatras e clínicos gerais, enfermeiros, psicólogos, musicoterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educador físico, pedagogo, nutricionista e farmacêutico.

O evento tem por objetivo oportunizar o encontro entre pesquisadores da Musicoterapia e áreas afins, com intuito de promover o intercâmbio sobre os avanços e as perspectivas da pesquisa em Musicoterapia no Brasil e no mundo. A reunião entre profissionais e estudantes da área, de acordo com os organizadores, proporcionará um momento de integração. A coordenação do evento está sobre a responsabilidade da EMAC/UFG e da Associação Goiana de Musicoterapia (AGMT), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG) e da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM).

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/9301-2/