mar 19 2018

Arcebispo de Goiânia celebra missa no CREDEQ

Dom Washington Cruz celebrou, na tarde desta segunda-feira, dia 19 de março, uma missa no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), da SES – Governo de Goiás. A iniciativa, faz parte de uma peregrinação que o clérigo está realizando durante o período de Quaresma a todas as instituições de saúde e hospitais. O tema da liturgia, em alusão a data, foi José, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus.

O ato litúrgico acontece às 15 horas, no hall do Núcleo Adulto Masculino II, com a presença de pacientes internados e colaboradores. Estiveram presentes à celebração eucarística a diretora geral do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), Ivânia Fernandes, representando o governador Marconi Perillo, o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins, o presidente do Comunidade Luz da Vida, responsável pela gestão administrativa do CREDEQ – Prof. Jamil e aos integrantes da diretoria da unidade.

Durante sua pregação, o arcebispo dom Washington enfatizou que, neste tempo de Quaresma, é necessário se ter ouvidos atentos para a voz de Deus “e amar mais o Pai e aos nossos irmãos, para assim nos sentirmos mais próximos do reino dos céus”. De acordo com o sacerdote, José foi o guardião da Sagrada Família e por isso é reverenciado como o padroeiro da família.

Encerrada a eucaristia, o arcebispo visitou o setor de desintoxicação masculino do CREDEQ – Prof. Jamil Issy apresentando o Santíssimo (simbolizado por um ostensório, onde se coloca a hóstia consagrada para a adoração de Jesus Cristo). Posteriormente e ainda com o todo o público presente à celebração, o vigário ouviu atentamente aos informes sobre o espaço de saúde, que ainda não conhecia. Ficou impressionado com a abrangência dos serviços e a lógica terapêutica utilizada. Em seguida caminhou pela unidade, conversando com pacientes e colaboradores.

Até fevereiro deste ano, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy acolheu a 5.303 pessoas, das quais 1.204 iniciaram o tratamento pela internação. Os demais (4.099 pacientes) acessaram o tratamento por meio do Ambulatório. As assistências clínicas em 88 semanas de funcionamento do CREDEQ geraram um total de 358.266 procedimentos. A inauguração da unidade aconteceu em 23 de junho de 2016.

 

Todos os pacientes do CREDEQ – Prof. Jamil Issy foram encaminhados por 112 municípios, dos quais 93 são municípios goianos (83% dos referenciadores) e 19 (16%) são de nove estados e o distrito federal (BA, SP, ES, MA, MT, MG, P, TO e RO). É importante salientar que três municípios da Região Metropolitana da capital são responsáveis por 61,4% das referências.

 

Antes de deixar as dependências da unidade estadual de saúde e a única pública e gratuita a tratar de casos severos da dependência química, dom Washington fez questão, também, de conhecer os filhotes da segunda geração de animais terapêuticos utilizados na Terapia Assistida de Animais (TAA). A superintendente executiva do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, Maria Salete Reis, aproveitou para presentear o sacerdote com um quadro pintado por um paciente. Presente semelhante foi entregue ao presidente da Luz da Vida, Luiz Antônio de Paula, pelo diretor administrativo e financeiro.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/arcebispo-de-goiania-celebra-missa-no-credeq/