set 02 2016

Colaboradores do Credeq visitam obras da Comunidade Luz da Vida

O grupo

Um grupo de 14 colaboradores do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química – Prof. Jamil Issy (Credeq), em Aparecida de Goiânia, realizou uma visita às obras mantidas pela Organização Social Associação Comunidade Luz da Vida, localizadas no Recreio dos Bandeirantes, em Goiânia, no último dia 29 de agosto.
O organismo confessional, que desenvolve, a quase duas décadas, diversos projetos sociais com foco na evangelização, além de ser referência em Goiás no tratamento da habilitação e/ou reabilitação de pessoas com dependência química, é a responsável pela gestão do Credeq, desde junho de 2014.
Durante toda a manhã do último dia 29 de agosto, os colaboradores conheceram a sede da Associação, que completa 19 anos de criação no próximo mês de dezembro. Em seguida, a equipe visitou algumas das obras da Comunidade Luz da Vida, localizadas no Recreio Bandeirantes, em Goiânia, entre elas a Casa Mãe de Deus, Projeto Luz que liberta e a Casa Bom Samaritano.
Todos os participantes da excursão foram unânimes em afirmar que saltava aos olhos a disciplina e o comprometimento dos acolhidos com o projeto. Todos os integrantes das obras obedecem a um rígido cronograma diário de atividades, além de contribuir com organização, limpeza do espaço e manutenção de seus bens pessoais limpos e arrumados.

Na sede

As obras

Casa Bom Samaritano – Inaugurado em agosto de 2004, o espaço é uma casa de acolhida, que conta com a participação das Pastorais de Rua, os quais realizam o primeiro contato com as pessoas em situação de rua, do sexo masculino. Após triagem, eles são encaminhados para o albergue, ou para o tratamento contra a dependência em drogas (lícitas e/ou ilícitas). A Casa tem capacidade para acolher, diariamente, 70 homens, entre 18 e 60 anos, sendo que 24 vagas são para triagem e 46 para o albergue. A Casa conta atualmente com o atendimento de profissionais voluntários e contratados, entre os quais clínico geral, psiquiatra, enfermeira e psicólogos. Seis anos após a sua criação, em 2010, o projeto recebeu o prêmio Dom Fernando Solidariedade.
Projeto Luz que Liberta – Primeira obra social da Comunidade Luz da Vida, o projeto tem foco na recuperação de dependentes (drogas lícitas e ilícitas), seus familiares e demais pessoas que fazem parte de suas vidas. O projeto é desenvolvido em dois núcleos, sendo um de atendimento externo (Goiânia e em Aparecida de Goiânia) e outro de recuperação com internação em chácara terapêutica. Inaugurado em 2001, com capacidade para atender 44 pessoas, o tratamento no projeto tem duração média de nove meses e é fundamentado em espiritualidade, disciplina e terapias de apoio.
Casa Mãe de Deus – Fundada Fundada em fevereiro de 2007, a Casa tem capacidade para receber 16 mulheres com seus respectivos filhos, tendo por propósito acolher mulheres grávidas, abandonadas e, por vezes, dependentes químicas. Em nove anos de existência, se atendeu cerca de 1.620 mulheres.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/colaboradores-do-credeq-visitam-obras-da-comunidade-luz-da-vida/