CREDEQ aplica testes rápidos em funcionários da Oi

A Gerência de Enfermagem do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), realiza exames laboratoriais rápidos para quatro tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – HIV/SIDA, Sífilis e hepatites B e C, em funcionários da Brasil Telecom/Oi, em Goiânia. As análises serão feitas durante Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT 2018) daquela empresa.

A ação, que acontece nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, entre 9 horas e 16h30, na sede da Brasil Telecom/Oi, na Vila Redenção, é uma parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Brasil Telecom/Oi (CIPA/Oi). O exame se assemelha ao da glicose. O resultado é conhecido em cerca de 20 minutos. Para tanto, o sangue do paciente é colhido por um aparelho, semelhante ao pen drive, e analisado por outro equipamento, que evidencia uma linha no visor, caso o teste seja positivo para alguma das DST’s verificadas.

Os casos positivos serão comunicados à Vigilância Sanitária de Goiânia, bem como o paciente encaminhado para o tratamento no Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia (SMS/Gyn). A responsabilidade pela realização dos testes será das enfermeiras do CREDEQ – Prof. Jamil Issy Thays  Gomes e Késia Pinheiro.

O objetivo desse trabalho, além de divulgar o trabalho desenvolvido pela única unidade de saúde pública em Goiás a tratar casos severos da dependência química, é prevenir e facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças e despertar a consciência da necessidade do cuidado individual com a saúde.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/credeq-aplica-testes-rapidos-em-funcionarios-da-oi/