CREDEQ integrará a Rede Sentinela da Saúde

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), integrará a Rede Sentinela de Saúde. As orientações de como realizar o cadastro foram repassadas durante a 24ª reunião da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) – Polo Goiás. O evento ocorreu na terça-feira, 25 de setembro, no Auditório de Treinamento, no Ambulatório Infantojuvenil, do CREDEQ – Prof. Jamil Issy.

A Rede Sentinela funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Criada em 2002, ela reúne atualmente 195 serviços de saúde que desempenham um trabalho indispensável no monitoramento e relatos de problemas adversos relacionados a produtos, equipamentos e procedimentos. A rede serve como referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado em 2017, pelo Ministro da Saúde.

A abertura da 24ª Reunião da Rebraensp foi realizada pela gerente de Enfermagem do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, Moana Salviano, que realizou a apresentação sobre os trabalhos desempenhados na unidade de saúde, assim como as atividades do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Ela também apresentou os protocolos implantados na unidade, assim como os que estão em fase de estruturação e instituição.

Depois de um lanche, os participantes realizaram uma visita técnica pela instituição, conversaram com os pacientes, questionaram procedimentos e conheceram detalhes da estrutura física e do protocolo terapêutico da unidade. O encontro foi finalizado por volta das 17 horas. O próximo encontro da Rede está previsto para o mês de novembro, no Hospital do Coração.

Rebraensp

Criada em 2005, a partir da Rede Internacional e de reuniões promovidas pelo Programa de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde – OPS/OMS, a Rebraensp é a estratégia de articulação e de cooperação técnica entre instituições direta e indiretamente ligadas à saúde e educação de profissionais em saúde, como objetivo de fortalecer a assistência de enfermagem segura e com qualidade.

Em sua estrutura, a Rebraensp é composta por polos regionais e núcleos ligados aos polos. A Rebraensp – Polo Goiás foi constituída em setembro de 2008, em Goiânia. Durante dez anos, foi coordenada pelas professoras doutoras Ana Elisa Bauer de Camargo Silva e Ana Lúcia Queiroz Bezerra, da Faculdade de Enfermagem da UFG. Na ocasião, Ana Elisa Bauer apresentou as novas coordenadoras da Rebraensp – Polo Goiás, enfermeiras mestras Mariana Regina Gomes de Sousa e Juliana Carvalho de Lima, que comandará a organização em Goiás até 2020.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/credeq-integrara-a-rede-sentinela-da-saude/