TRANSPARÊNCIA

CREDEQ intensifica ações para garantir segurança


As rotinas de segurança do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), até o final deste mês de agosto, serão intensificadas, com o propósito de se cumprir normas importantes à proteção de pacientes e funcionários.

Uma das ações acontece na tarde desta segunda-feira, dia 6, com a palestra ‘Segurança e saúde do trabalho em serviços de saúde – NR32’, que será ministrada pela chefe de Saúde do Trabalho e Educação em Saúde, da Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia, Ana Mari Soares Dickmann. A exposição será realizada às 14 horas, na Sala de Terapia Ocupacional 3 (TO3), do Ambulatório Infantojuvenil.

A iniciativa é uma parceria entre a Gerência de Enfermagem e a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS). De acordo com a gerente de Enfermagem, Moana Salviano, o evento será um treinamento, principalmente para o setor administrativo. Haja vista que, os profissionais das áreas ambulatoriais e assistenciais já atuam de maneira corporificada o padrão NR32.

As dirigentes dos CCIRAS e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), respectivamente, Francyara Andrea Batista e Geovanna Líscio, explicam que a NR32 normatiza uma série de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores que atuam em serviços de saúde relacionadas a vestuário e comportamentos. Entre as proibições estão maquiagens, sapatos abertos, cabelos soltos, unhas com esmaltes descamados e uso de adornos (alianças e anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, piercings expostos, crachás pendurados com cordão e gravatas).

Os impedimentos não alcançam visitantes e nem pacientes. As duas profissionais esclarecem, também, que essas diretrizes não se restringem apenas aos trabalhadores diretamente envolvidos no atendimento, como médicos e enfermeiros, mas é extensiva a todos aqueles que têm contato com algum risco biológico de contaminação, mesmo que sejam da área administrativa, por exemplo.

6 ago 2018




DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551