CREDEQ passa a oferecer exames de DST’s na admissão

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), passa a disponibilizar exames laboratoriais rápidos para quatro tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – HIV/SIDA, Sífilis e hepatites B e C. As análises são realizadas durante o processo de admissão e mediante a assinatura de um termo de consentimento do paciente.

O exame se assemelha ao da glicose. O resultado é conhecido em cerca de 20 minutos. Para tanto, o sangue do paciente é colhido por um aparelho, semelhante ao pen drive, e analisado por outro equipamento, que evidencia uma linha no visor, caso o teste seja positivo para alguma das DST’s verificadas.

Os casos positivos serão comunicados à Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia, bem como o paciente encaminhado para o tratamento no Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS-APGyn). Os insumos para os atendimentos serão enviados pela saúde aparecidense.

A responsabilidade pela realização dos testes será da Gerência de Enfermagem do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, que treinou as equipes em junho. Desde a sua inauguração, a unidade realizava exames em laboratório, mas não dispunha de fluxo para encaminhamentos, caso houvesse positividade no resultado. O obstáculo foi superado com a parceria estabelecida entre CREDEQ – Prof. Jamil Issy e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

O objetivo desse trabalho é prevenir e facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças e despertar a consciência da necessidade do cuidado individual com a saúde. Nesta primeira etapa apenas os pacientes da internação passarão pelos testes. A partir de setembro, o benefício será extensivo aos pacientes atendidos em ambulatório

Contato – Carla Monteiro (62) 9.9363.7655 / (62) 3952-5515

Serviço

Assunto: CREDEQ passa a oferecer testes laboratoriais para DST’s na admissão de pacientes para a internação.

Local: No Setor de Admissão, na sede da unidade de saúde, localizada Avenida Tanner de Melo, Qd.- Gleba 02, Lt.- Parte 02, Bairro Fazenda Santo Antônio, em Aparecida de Goiânia  (74.993-551) – Depois do Parque Industrial.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/credeq-passa-a-oferecer-exames-de-dsts-na-admissao/