CREDEQ realiza exposição de camisas esportivas

Uma coleção de 50 camisas de grandes times de futebol esteve exposta na Praça do Coliseu, do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), da SES – Governo de Goiás. As camisas fazem parte do acervo da Associação Goiana dos Colecionadores de Camisa de Futebol.

A mostra foi organizada pelo educador físico da unidade de saúde e membro da entidade Michel Leão, com apoio de dois outros colecionadores: o empresário Paulo Fernandes e o promotor de vendas Frederico Castro. A exposição foi aberta aos pacientes e funcionários, entre 10 e 16 horas de terça-feira (15/05).

A ideia surgiu, de acordo com o Michel Leão, a partir do interesse em dar acesso aos pacientes e funcionários do CREDEQ às coleções, além de visibilidade ao colecionismo e a paixão pelo futebol. O empresário Paulo Fernandes afirma que esse evento ajuda a desviar o foco dos pacientes das drogas. “O intuito aqui hoje é esse, além de divulgar nosso trabalho, queremos despertar uma vontade que ajude os dependentes a suprimir o foco das drogas, apresentando outros horizontes, que possam, de maneira saudável e coletiva, estimular novos caminhos”.

A psicóloga Silvia Guimarães explica que a exposição em si está sendo utilizada para estimular uma reflexão sobre o controle de emoções. “O futebol é um esporte onde estão envolvidas distintas emoções. Partindo desse pressuposto, trabalha-se o manuseio dos sentimentos como a rivalidade e violência em estádios. Nesse contexto, aprofunda-se o trabalho de aprendizado das derrotas, o que é significativo para o tratamento da dependência”. 

Deixando o lado profissional, Silvia apreciou o evento mesmo não sendo seguidora fiel do futebol. “Gostei de ver a diversidade de camisas que existem, principalmente quando essa diversidade acontece nas camisas do mesmo time”. Os pacientes João e José (nome fictício) revelam que acharam as camisas bonitas e que foi legal poder participar e distrair um pouco. O paciente Marcos (nome fictício) se disse impressionado com a possibilidade de conhecer a história dos times, por meio de suas camisas. “Tem camisa aqui que eu nunca vi, são tão antigas que eu nem saberia dizer quando elas foram usadas. Foi muito legal conhecer essa diversidade”.

 

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/credeq-realiza-exposicao-de-camisas-de-esportivas/