Credeq realiza palestra no Setembro Amarelo

Durante a visita familiar semanal do próximo sábado, 10 de setembro, o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química – Prof. Jamil Issy (Credeq), em Aparecida de Goiânia, realiza uma palestra com o tema “Vida, sim, apesar das dificuldades!”.
A data foi escolhida por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, ainda, porque estudos indicam que cerca de 24% dos autoextermínios são de dependentes químicos. Durante todo mês de setembro acontece uma campanha internacional, Setembro Amarelo, que tem como principal objetivo a prevenção ao suicídio e a defesa da vida. A campanha foi trazida para o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Capa-Site-Setembro-Amarelo-2015
Dados do Ministério da Saúde revelam que o suicídio já se tornou um problema de saúde pública, com o registro de aproximadamente nove mil suicídios por ano, ou uma morte a cada hora. “É preciso combater o estigma que envolve o tema e informar à sociedade, incentivando a todos, inclusive a mídia, a falar sobre o assunto”, esclarece o psiquiatra Tiago Oliveira, diretor Técnico desta unidade de referência e excelência no tratamento da dependência química, da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES).
Os números de vítimas do suicídio têm aumentando principalmente entre a população jovem. O suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos e os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país. Aliás, os levantamentos oficiais evidenciam que, no Brasil, os jovens morrem mais por suicídio do que por Aids. Vale frisar, porém, que embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária não é suficiente para o comportamento suicida.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/credeq-realiza-palestra-no-setembro-amarelo/