mar 27 2018

Emater certifica 80 pacientes do CREDEQ em curso de horta

Oitenta pacientes do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), da SES – Governo de Goiás, receberam seus certificados de conclusão no Curso de Olericultura (cultivo de hortaliças), entre os dias 5 e 16 de março deste ano. Todos os diplomas têm validação técnica junto ao mercado. A entrega foi realizada em três momentos, na manhã desta quarta-feira (21/03), nos respectivos anfiteatros de musicoterapias de cada núcleo – feminina e masculina 1 e 2.

 

O curso é resultado de uma parceria entre o CREDEQ – Prof. Jamil Issy, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), os núcleos goianiense e aparecidense do Lions Clube e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Em todas as três solenidades, pacientes, colaboradores e dirigentes do CREDEQ – Prof. Jamil Issy (superintende Salete Maria Reis, diretores Técnico, Tiago Oliveira, e Administrativo & Financeiro, Francisco de Assis) estiveram presentes. A EMATER foi representada pelo assessor Técnico Regional, engenheiro agrônomo Jean Louis, e o engenheiro agrônomo Antônio Ribeiro, responsável por ministrar o curso.

 

Aos pacientes, durante as aulas teóricas e práticas, foram ensinadas técnicas de plantio das hortaliças, plantas ornamentais e medicinais, elaboração dos canteiros, escolha dos locais para plantação e conhecimento de pragas e doenças. O curso, além de desenvolver o empreendedorismo nos pacientes teve, também, por finalidade a questão terapêutica.

O supervisor da Terapia Ocupacional, Olímpio Teodoro, esclarece que a atividade auxilia na redução da ansiedade dos pacientes, no condicionamento físico e no autoconhecimento individual, além de ajudar a observar quais são os comportamentos a serem mudados.

As atividades realizadas nas hortas vão continuar sendo desenvolvidas pelos pacientes diariamente. Olímpio Teodoro adianta que está sendo estruturado um cronograma para os pacientes. As atividades serão acompanhadas pelos auxiliares de serviços multiprofissionais e coordenados pelos terapeutas ocupacionais. Cada UTR (Unidade de Terapia Residencial) conta com sua própria horta. Os pacientes ficarão responsáveis pelo plantio, manutenção e colheita. Incialmente serão plantadas apenas hortaliças. O que for colhido será usado para consumo próprio do CREDEQ – Prof. Jamil Issy.

De acordo com engenheiro e professor Antônio Ribeiro e o supervisor de TO, discute-se a a implantação do projeto Quintal Legal, que replicaria a parceria do Curso de Olericultura. O Quinta Legal é um programa que visa o cultivo de plantas ornamentais, as quais seriam utilizadas para presentear as famílias dos pacientes.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/emater-certifica-80-pacientes-do-credeq-em-curso-de-horta/