TRANSPARÊNCIA

Clique aqui para acessar o site da OSS

Acolher, cuidar, instrumentalizar e fortalecer o ser humano em contexto de vulnerabilidade e/ou em situação de carência, abandono ou dependência química, para que protagonize a sua condição de humanidade e plena cidadania. Eis a missão da Comunidade Luz da Vida, uma Organização Social (OS) católica e sem fins lucrativos, fundada há duas décadas, com o intento em semear a espiritualidade universal.

O organismo confessional, mantido por doações, convênios e ações voluntárias de humanitários, desenvolve 14 projetos sociais com foco no resgate espiritual, social e físico. A maioria ligada à remissão de dependência química e vulnerabilidade social.

Entre as iniciativas estão Casa Bom Samaritano (acolhimento aos dependentes químicos em situação de rua ), Projeto Luz que Liberta (comunidade terapêutica masculina), Casa Mãe de Deus (comunidade terapêutica feminina), CREDEQ – Prof. Jamil Issy (tratamento hospitalar e ambulatorial aos casos severos da dependência química), Casa da Missão de Aparecida de Goiânia (atendimento às famílias em extrema pobreza e atingidas pela co-dependência), Casa da Missão de Belém do Pará (atendimento às famílias em extrema pobreza e atingidas pela co-dependência), Casa Pobre de Deus (casa de apoio hospitalar e social), Projeto Família do Céu Aqui na Terra (evangelização), Projeto Lançai as Rede Jovens (evangelização), Projeto Lançai as Redes (evangelização) e Menino Jesus (acolhida infantil / creche e escola).

O trabalho social e inclusivo na área do tratamento da habilitação e/ou reabilitação de pessoas com dependência química – drogas lícitas, ilícitas, compulsão por alimentos, sexo e/ou depressão – desenvolvido pela Luz da Vida é referência nacional no Terceiro Setor.

Uma condição que tornou possível à OS ser portadora dos títulos de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipais. Os primórdios dos trabalhos comunitários e sociais aconteceram em 1997, a partir do Projeto Luz que Liberta. Desde então, tem se especializado no tratamento contra a Dependência Química, no que se refere à vítima e aos seus familiares.

É importante salientar que as três Comunidades Terapêuticas (duas masculinas e uma feminina) da Comunidade Luz da Vida acolhem pessoas oriundas de todo o território brasileiro. As unidades atendem aos usuários de SPA (Substância Psicoativa) e às famílias. Por esses três núcleos, onde mensalmente são servidas cerca de 32 mil refeições, já passaram 7,6 mil pessoas.

Nesses espaços, as famílias também partilham suas dificuldades, trocam experiências, recebem informações acerca da dependência química e são orientadas sobre como colaborar na recuperação do ente querido. Além disso, as pessoas que fazem uso de SPA são atendidas individualmente e em grupo, dependendo de suas necessidades. Caso alguma dessas pessoas necessitem de internação, passam por uma avaliação e são encaminhadas para as Comunidades Terapêuticas.

O tempo de internação previsto nas comunidades terapêuticas é de nove meses e conta com o auxílio de uma equipe multiprofissional (coordenadores, monitores, psicólogos, terapeutas e voluntários em outras áreas), que desenvolvem inúmeras atividades terapêuticas. Toda a expertise sobre o tratamento médico-espiritual da dependência química abarcada pela Comunidade Luz da Vida tem gênese no Projeto Luz que liberta, que experiencia foco na recuperação de dependentes (drogas lícitas e ilícitas), seus familiares e demais pessoas que fazem parte de suas vidas.

O projeto é desenvolvido em seis núcleos, sendo um de atendimento externo (Goiânia e em Aparecida de Goiânia) e outro de recuperação com internação em chácara terapêutica. A Luz da Vida está ciente de que parte da próxima geração economicamente ativa do Brasil ainda patina na seara angulosa da dependência química.

Todavia, com uma metodologia organizacional e gerencial focada no tratamento e na inclusão sociofamiliar da pessoa, tendo por fio condutor a espiritualidade que renova e santifica, se é possível reconstruir perspectivas, despertar o autocontato, para que se desenvolva uma agenda de horizonte com foco social a partir de um presente consciente, assertivo e com conhecimento formal e profissionalizante.

27 fev 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551