out 19 2017

Pacientes do CREDEQ recebem tratamento odontológico

Os pacientes do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), estão recebendo tratamento odontológico preventivo e de restauração. O serviço, que teve início esta semana, somente será finalizado quando todos os pacientes da unidade, que é ligada a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), tiverem sido atendidos.

A iniciativa é da Gerência de Enfermagem, que fez uma parceria com a Coordenação da Saúde Bucal de Aparecida de Goiânia, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, em decorrência da alta demanda dos pacientes por tratamento odontológico. O consultório móvel, que conta com um cirurgião-dentista e uma atendente, está estacionado no Pátio do Ambulatório da Admissão de Adultos da unidade, onde promove a assistência.

De acordo com a enfermeira Moana Salviano, gerente do setor, estão sendo disponibilizados diversas intervenções terapêuticas, dentre as quais aplicação de flúor, restaurações e extrações. Os procedimentos mais especializados não serão efetuados, mas avaliados. Nessa circunstância, o paciente, depois de orientado quanto as suas necessidades odontológicas, será encaminhado, caso concorde, para o sistema público do seu município.

Inicialmente, acontece a triagem dos pacientes e, posteriormente, o tratamento. O atendimento é realizado durante todo o dia, sempre entre 8 e 17 horas. O serviço odontológico ainda não integra o protocolo terapêutico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, onde são tratados casos severos da dependência química.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/pacientes-do-credeq-recebem-tratamento-odontologico-2/