dez 21 2017

Papai Noel chega ao CREDEQ em clima de alegria

Os 90 minutos que antecederam o almoço natalino no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), foram marcados pela animação e pelo fascínio com as apresentações artísticas. As ações desta quinta-feira (21/12) aconteceram no Núcleo Adulto Masculino 1, localizado na ala leste do complexo terapêutico.

Elas estão inseridas no quarto dia do cronograma de atividades da semana comemorativa ao final de ano. A animação musical ficou por conta do cantor católico Felipe Sitaro e banda. Antes que o almoço fosse servido, a plateia foi surpreendida com a chegada do PapAi Noel, artisticamente anunciado pela princesa Anna, a protagonista do filme de animação musical da Walt Disney, Frozen – O reino de gelo.

O público, que no auge do evento contava com 211 presentes – 101 pacientes internados nos dois núcleos

adultos (feminino e masculino) da unidade, 80 colaboradores (administrativo, técnico e clínico) e 30 terceirizados – aplaudiu de pé a Banda CREDEQ, a primeira apresentação artística.

Criado simultaneamente à inauguração do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, em junho de 2016, o conjunto musical é resultado das oficinas terapêuticas de musicoterapia, ofertado à época no Núcleo Adulto Masculino da unidade. De acordo com sua criadora, a mestra e musicoterapeuta Fabrícia Santana, a banda contribui no fortalecimento, na aceitação, na permanência e na manutenção do tratamento em dependência química.

O número de componentes é flutuante, pois é indispensável a adesão dos pacientes. Na apresentação desta quinta-feira, o grupo estava sendo integrado por oito pessoas, sendo dois pacientes – Gleisner Lopes e Charlles Garcia, no vocal – e sete colaboradores do CREDEQ – Prof. Jamil Issy – psiquiatra Sávio Severo/baixo, motorista Joel Martins/baixo, educador físico Olímpio Teodoro/Violão, a monitora Adrielly Martins e o psicólogo James Figueiredo/Vozes, e os musicoterapeutas Fabrícia Santana e Humberto Neto/Percussão-Voz e bateria, respectivamente.

O grupo apresentou quatro canções: Consagração à Nossa Senhora, da irmã Kelly Patrícia; Trem Bala, de Ana Vilela; Aleluia, de Grabriela Rocha; e Jesus Cristo, de Roberto Carlos. Todas as músicas foram acompanhadas pelo público. Em seguida foi a vez da apresentação musical das pacientes do Núcleo Adulto Feminino, a partir do qual o musicoterapeuta Humberto Neto organizou um Coro Terapêutico, cujo repertório é fundamentado no resgate da sonoridade das pacientes.

O coro é formado cinco pacientes (Pollyanna, Francilene, Claudia, Marilin e Marilúbia) e duas colaboradoras do CREDEQ – Prof. Jamil Issy (psicóloga Glaucia Barbosa e a psicopedagoga Luciara). O apoio musical foi feito por Humberto Neto/Teclado, monitora Raquel Cristina Carvalho, e as pacientes Elci/tamor e Ingrid/Cajon.

O coral interpretou três canções: Setevida, da roqueira Pitty; Vem está chegando o Natal, da gospel Aline Barros; e O amor do nosso Deus, da banda de música cristã contemporânea e congregacional, Diante do Trono. A última canção, além de vocalizada, foi, também, traduzida para a língua Libras, o idioma da comunidade surda brasileira. Para a façanha, o musicoterapeuta Humberto Neto contou com o apoio da educadora Gracielly Linhares, e organizou a parte cênica da versão traduzida.

A atenção do público, logo depois, esteve voltada para dois pacientes. Um que declamou uma poesia e outro leu um texto da sua autoria sobre o seu tratamento na unidade. A dupla foi sucedida pela irmã Raquel Ferreira Lemes, coordenadora do projeto Casa da Missão e uma das responsáveis pelos serviços religiosos e humanitários disponibilizados aos pacientes e colaboradores do CREDEQ – prof. Jamil Issy. Ela realizou um momento de reflexão, meditando sobre o nascimento de Jesus Cristo.

Ela foi sucedida pelo intérprete musical Sitaro, que esteve acompanhado por Milton Leão, no Sax, e João Henrique, na Bateria. A agitação foi geral. A área externa do Núcleo Adulto masculino 1 foi tomada por uma só voz, fazendo com que todos acompanhassem o ritmo de modo muito animado.

O período festivo foi rematado pela dupla princesa Anna e Papai Noel, personagens pertencentes à Cia Art’ Riso (instagram @cia_art_riso, @ciaartrisofantasias, e whatsapp-98208-5985), uma empesa de espetáculos teatrais, animações de eventos com diversos personagens vivos, e locações de fantasias. Dirigida pela atriz e diretora Franciele Assunção, a dupla realizou a surpresa natalina de maneira voluntária e pelo segundo ano consecutivo.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/papai-noel-chega-ao-credeq-em-clima-de-alegria/