Psicólogo do Credeq ministra palestra

O psicólogo Marcus Túlio Klein, supervisor Multiprofissional do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química – Prof. Jamil Issy (Credeq), em Aparecida de Goiânia, defende o diálogo entre diversos serviços, com o propósito de viabilizar não apenas o resgate biofísico do dependente químico, como, também, ampliar e fortalecer a sua possibilidade em se coletivizar.

congresso-redentoristas

Essa perspectiva foi tratada durante uma palestra ministrada pelo psicólogo no IV Congresso Redentorista de Prevenção às Drogas, ocorrido entre os dias 22 e 24 de setembro, com o tema “Processo de ressocialização do dependente químico após completar o ciclo de tratamento em uma comunidade terapêutica”.

Muito aplaudido, o psicólogo foi muito requisitado pelo público presente no auditório Dom José Rodrigues, no Setor Samarah, em Trindade, onde ocorreu a sua palestra. O congresso, de acordo com o Marcus Klein, serviu para romper tabus e disseminar informações à sociedade, que carece de conhecimento teórico sobre cenários visíveis e de bastidores da drogadição.

“A dependência química é uma doença e como tal precisa ser tratada. Por outro lado, há serviços, como emprego e moradia, por exemplo, que precisam aportar o processo de reinserção social do ex-dependente. Do contrário há poucas chances de se prosperar em um caminho livre das drogas”, esclarece o psicólogo

Marcus Klein garante que o sucesso de um protocolo terapêutico em um tratamento contra a dependência física é diretamente proporcional ao intercâmbio entre os diversos serviços necessários a manutenção de um ser humano em sociedade.

“No Credeq, por exemplo, estamos trabalhando com este horizonte, pois do contrário não adianta curar o corpo se o social, o psicológico, patrimonial e outros setores da vida estão desassistidos. Temos que atuar de modo holístico”, defende o supervisor multiprofissional da única instituição pública do país a tratar, em grau de excelência, a dependência química.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/psicologo-do-credeq-ministra-palestra/