TRANSPARÊNCIA

Psiquiatra encerra semana antitabagismo com palestra


Palestra sobre os benefícios em não se fumar, encerra a 1ª Semana Educativa Antitabagismo do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). A exposição será protagonizada pelo médico psiquiatra Sávio Augusto Teixeira e Silva, entre 10 e 11 horas, desta quinta-feira (17/5), na Sala da Terapia Coletiva Psicológica, no Ambulatório Adulto, na sede da unidade.

De acordo com o profissional, o tabagismo é um problema de saúde pública no Brasil e, cada vez mais, as pessoas estão se dando conta dos malefícios causados pelo vício e mudando hábitos a fim de conseguir interromper o uso do cigarro e viver melhor.

No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem ou não se importam com estes malefícios. Outras, sequer buscam informações de como a interrupção do tabagismo poderia melhorar seu dia a dia, sua saúde e sua expectativa de vida.

Diversas pesquisas indicam que os benefícios da descontinuação do cigarro são imediatos e as primeiras semanas são fundamentais para o sucesso da decisão. O médico esclarece que o abandono a essa dependência química encontras resistência no fato de que todos os órgãos ficam impregnados pelas substancias do tabaco, ao contrário de outras drogas, das quais se consegue total desintoxicação orgânica.

Logo nos primeiros dias e semanas, a imunidade do ex-usuário aumenta e ficará menos suscetível a resfriados. Aquela tosse seca, típica em indivíduos que fumam, diminuirá aos poucos até sumir. O cansaço irá embora e dará lugar à disposição para caminhar e fazer outras atividades físicas. A pressão arterial irá diminuir até atingir números normais.

Em médio e longo prazo, os benefícios são bastante significativos, visto que as chances de desenvolver ataque cardíaco ou câncer, como de faringe ou pulmão, reduzem com o passar dos dias. Os brônquios e os pulmão ficarão mais limpos a cada dia, tornando a respiração mais fácil. Os desempenhos físicos, mentais e até sexuais serão melhorados devido à disposição e a energia. Não esquecendo, é, de que a expectativa de vida aumenta a cada dia sem fumar.

Existem ainda os fatores coletivos e emocionais como, por exemplo, não expor a família aos malefícios do tabagismo (fumo passivo), servir de exemplo positivo e ser admirado pela família e amigos, além de ter mais saúde, energia e qualidade de vida para aproveitar bons momentos e atividades prazerosas na companhia de pessoas queridas.

15 maio 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551