out 18 2017

Representantes de 10 estados conhecem CREDEQ

O conceito CREDEQ, assim como a sua proposta terapêutica e a rotina dos especialistas médicos e multiprofissionais que atuam na unidade de saúde, foram apresentados aos administradores de políticas sobre drogas de 10 estados brasileiros, na manhã desta terça-feira (17). A visita ao Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), teve início às 12h30, e foi antecedida por um almoço no refeitório da unidade de saúde, inaugurada a um ano e quatro meses.

O grupo era integrado por 21 representantes de 10 estados – Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Eles estão participando do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, aberto na noite da última segunda-feira (16), no Palácio das Esmeraldas, com a presença do governador Marconi Perillo, do ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e da coordenadora-geral do evento em Goiás e diretora-geral do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), a goiana Ivânia Fernandes. O evento termina na quarta-feira (18).

Durante a visita, os gestores conheceram o projeto terapêutico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy. O foco do tratamento é o desenvolvimento do indivíduo, por meio do seu empoderamento, com vistas a lhe ensinar ferramentas que lhe torne protagonista das suas decisões, uma vez que não existe nenhuma barreira entre o indivíduo e a droga. O diretor técnico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, psiquiatra Tiago Oliveira, adiantou que o trabalho terapêutico na condição hospitalar também é desenvolvido no âmbito ambulatorial. Ao término da visita, os gestores receberam lembranças produzidas pelos pacientes durante as sessões de Terapia Ocupacional. O CREDEQ – Prof. Jamil Issy é a primeira unidade de saúde pública e gratuita inaugurada pela administração estadual. A meta é que entrem em funcionamentos outras quatro unidades. Edificada em 10 mil metros quadrados. Criado com a finalidade de atender casos graves de dependência química, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy dispõem de serviços ambulatorial e hospitalar (96 leitos em Unidades de Terapia Residencial e 12 leitos de desintoxicação). O acesso é regulado e os interessados em agendar a consulta avaliativa (psiquiatra, psicólogo, assistente social e enfermeiro) são encaminhados pelos CAPS e secretarias municipais da Saúde.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/representantes-de-10-estados-conhecem-credeq/