Voltar para Últimas Notícias

Pacientes encenam peça de alerta sobre suicídio

Pacientes do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), com o apoio da equipe de Psicologia do Núcleo Feminino, encenam peça teatral alertando sobre suicídio. A ação integra o calendário do CREDEQ – Prof. Jamil Issy sobre o Setembro Amarelo.

A vivência acontece às 10 horas, desta sexta-feira, dia 21 de setembro, no hall do Núcleo Feminino. A ação é destinada a todos colaboradores da unidade de saúde. De acordo com a Supervisão de Psicologia o objetivo da peça teatral é sensibilizar e conscientizar o público ao reconhecimento dos sinais de risco ao suicídio e o acesso ao auxílio psicossocial.

Simultaneamente, a equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa e da Supervisão do Serviço Social continuam a distribuição de uma cartilha que prioriza a prevenção. A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. Em 2015, o suicídio foi considerado a 2ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, causando maior mortes nas guerras e assassinatos juntos. Somente no Brasil, 32 pessoas comentem suicídio diariamente. Taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto, de acordo com o diretor Tiago Oliveira, ainda é tratado como tabu. “O que é um equívoco. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda”, adverte o médico psiquiatra.

A Campanha Setembro Amarelo é realizada no Brasil anualmente desde 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina. O foco central campanha é a necessidade de identificação dos sinais que um suicida emite, da prevenção e das ações de apoio ao paciente no interior dos lares e locais de trabalho, e, principalmente, o encaminhamento à terapia especializada.

Link permanente para este artigo: http://credeq-go.org.br/ultimasnoticias/pacientes-encenam-peca-de-alerta-sobre-suicidio/