4 anos do CREDEQ – A espiritualidade na recuperação dos pacientes


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), oferece assistência religiosa e espiritual aos seus pacientes e colaboradores, Respeitando os valores individuais, as crenças, costumes e dignidade filosófica, de cada indivíduo.

Este atendimento é oferecido para todos que solicitarem, com base nos direitos e garantias individuais e coletivas que estão fixados na Constituição Federal de 1988, artigo 5.º, inciso VII, que assegura a prestação da assistência religiosa nas entidades hospitalares.

A Lei Federal n.º 9.982, de 14 de julho de 2000, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, assegurando aos religiosos de todas as confissões, o acesso aos hospitais, desde que sejam respeitadas a vontade dos pacientes e/ou familiares e condicionado às normas de cada instituição.

Diversas pesquisas apontam os benefícios da fé e da espiritualidade como um fator auxiliador do tratamento médico, contribuindo com a recuperação dos pacientes, Nos Estados Unidos, uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte, comprovou que pacientes que recorrem a  práticas religiosas apresentam 40% menos chances de sofrerem depressão durante os tratamentos, independente de qual seja a doença, além de outras pesquisas que estudam diversos benefícios da espiritualidade em complemento aos tratamentos terapêuticos.

No CREDEQ – Prof. Jamil Isso, o atendimento é realizado de forma voluntária por colaboradores e convidados, oferecendo reuniões diárias que atendem à demanda existente, atualmente de cristãos, católicos e evangélicos, além de reuniões semanais com membros de diferentes credos.

 

30 jun 2020



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551