[breadcrumb]

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), é uma unidade da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Goiás, com oferta de tratamentos em regime ambulatorial e de internação, articulados com os demais serviços do sistema de saúde. Presta atendimento aos casos graves e de alta complexidade em dependência química (adicção), por meio da regulação estadual. A unidade de Aparecida de Goiânia foi inaugurada em 23 de junho de 2016.

É uma unidade de reabilitação e não prevenção. Além das ações de assistência aos usuários e as suas famílias, por meio de programas de reinserções familiar, econômica e social, realizam-se atividades para a qualificação de profissionais da saúde, por meio da Residência Médica, e Pesquisa & Ensino sobre a temática da dependência química. O CREDEQ é um hospital capacitado para diagnosticar, tratar e realizar o acompanhamento longitudinal (curto e longo prazo) dos pacientes. É um hospital de psiquiatria especializado em dependência química.

O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico (psiquiatra e clínico geral), multiprofissional (enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, odontólogo, farmacêuticos e musicoterapeutas) e psicoeducacional (desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais por meio de três programas – Candeeiro/Comunicação Assertiva, Treinamento de Habilidades Sociais/THS e Prevenção de Recaídas/PR).

Em ambos tratamentos (internação ou ambulatorial), há necessidade do paciente ter acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CREDEQ as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial). O atendimento é integralmente pelo SUS a pacientes referenciados pelas Secretarias Municipais de Saúde, por meio do Complexo Estadual de Regulação de Goiás, ligado a Secretaria Estadual da Saúde. Dúvidas e informações sobre o atendimento, entre em contato com a unidade pelo telefone: (62) 3952-5501.

A instituição médica dispõe de 108 leitos, dos quais 96 são para internação e 12 para a desintoxicação. Mensalmente, o setor Ambulatorial/Multiprofissionais atende em torno de 3,3 mil pessoas. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino (60 para adultos e 24 para adolescentes), 24 para o feminino adulto. Entre as atividades terapêuticas estão musicoterapia, hidroginástica, natação, vôlei, futsal, futebol de campo, peteca, jogos de tabuleiros, musculação, arteterapia, caminhadas, dia da beleza, horta terapêutica, terapia individual, terapia de grupo, grupo de tabagismo e avaliação médica.

A título de apoio a uma saúde integral, os pacientes internados e os acompanhados ambulatoriamente, são assistidos quanto ao processo de imunização, detecção de DST’s e odontologia. O CREDEQ disponibiliza vacinas de acordo com o calendário vacinal adulto, tais como Hepatite B, dTpa (coqueluche, tétano e difteria para gestante), dT (difteria e tétano para adultos), Febre Amarela e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). Para doenças sexualmente transmissíveis, realizam-se, com a aquiescência do paciente, os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite. Os casos positivos são encaminhados à rede de saúde de Aparecida de Goiânia, ou da cidade natal do paciente, para o tratamento.

8 abr 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551