Últimas notícias
- Secretário de Estado da Saúde visita o CRESM
- CRESM recebe o Conferencista Rafael Medeiros. Em capacitação sobre gestão do tempo
- Saúde Mental e Cuidados Com Paciente São temas de capacitação no CRESM
- Ação de Imunização contra influenza é realizada no CRES
- Mês da enfermagem, CRESM homenageia seus profissionais
- CRESM Participa de Campanha voltada para proteção de Crianças e Adolescentes
- Dia Nacional da Luta Antimanicomial
- Mês das Mães – Mamães visitam o CRESM e Pacientes Recebem homenagem
CCIRAS do CREDEQ capacita enfermeiros
A Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), capacitou integrantes da Equipe de Enfermagem da unidade no processo de ferida e cicatrização, assim como nos tipos de curativos para cada uma das lesões.
A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o CCIRAS/CREDEQ e a Gerência de Enfermagem. A palestra ministrada pela enfermeira responsável pelo serviço de Controle de Infecções, enfermeira Francyara Andrea Batista. Exposição aconteceu no dia 28 de setembro, e esclareceu sobre as novas técnicas para entender a diferença entre os diversos tipos de feridas, infecções etc., e garantir o melhor curativo.
Durante a exposição, que aconteceu entre 10 e 11 horas, na Sala da Terapia Ocupacional (SOT3), do Ambulatório Infantojuvenil, foram tratados diversos pontos como avaliação de uma ferida, fases de cicatrização da ferida, fatores que afetam a cicatrização de feridas, objetivo do curativo, tipos de feridas crônicas e os tipos de coberturas.
De acordo com a profissional, o objetivo é aprimorar o conhecimento científico da Equipe de Enfermagem sobre feridas e curativos, o que continuará garantindo a continuidade de uma assistência de qualidade prestada pelo CREDEQ – Prof. Jamil Issy. Francyara Andrea esclarece que o enfermeiro é o profissional responsável pela avaliação e indicação do tratamento mais adequado para cada tipo de lesão e, portanto, precisa ter domínio nos conhecimentos de anatomia e fisiologia da pele, visão holística de fatores que interferem na cicatrização e nas medidas de prevenção das lesões cutâneas.