Colaboradores do CREDEQ passam por capacitação para evitar acidentes com perfurocortantes


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), ofereceu aos seus colaboradores na última terça-feira, dia 09, a palestra: Fluxo de Acidentes com Perfurocortantes, ministrada pela enfermeira Mariene Miranda Barbosa.

Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas, agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros. Capacitações como esta visam qualificar nossos colaboradores reduzindo a probabilidade de efetivação de uma ocorrência não desejada. Mariene apresentou o fluxo de atendimento para acidentes de trabalho com exposição a fluidos biológicos.

Uma medida de extrema importância para evitar tais acidentes é o descarte adequado destes materiais, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os materiais perfurocortantes precisam ser descartados separados do restante do lixo hospitalar. Para que o despojo seja feito de forma segura, armazená-los em recipientes que não perfuram. Além disso, é importante identificá-los com o símbolo do risco biológico e com o aviso de que aquele recipiente contém materiais perfurocortantes.

 

12 nov 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • Font Resize