Últimas notícias
- Credeq realiza capacitação de punção venosa
- CREDEQ 6 ANOS, Semana repleta de atrações marcam o sexto aniversário de funcionamento da unidade
- CREDEQ realiza ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco
- Profissionais de enfermagem participam de palestra sobre empreendedorismo
- CREDEQ inaugura oficina de marcenaria
- Colaboradores recebem capacitação sobre gestão de risco
- Semana da enfermagem no CREDEQ
- Homenagem as mães movimentam o CREDEQ
CREDEQ apoia a conscientização sobre linfomas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu de agosto como o mês da conscientização sobre linfomas, que são um tipo de câncer que acometem o tecido linfoide, no qual as células de defesa do nosso organismo (responsáveis pela produção de anticorpos, os linfócitos, popularmente chamados por glóbulos brancos) se desenvolvem, multiplicam e amadurecem. Pode-se dizer que o linfoma é um primo da leucemia.
E considerando a temática, o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ), em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), está apoiando o trabalho de divulgação e esclarecimento da Associação Brasileira de Linfomas e Leucemias (ABRALE), em colaboração com a Superintendência de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SAIS/SES-GO).
Os debates sobre o assunto terão por ápice o próximo dia 15 de setembro, no Dia Mundial de Conscientização de Linfomas. Como o próprio nome sugere, o principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, ajudando a facilitar o seu tratamento.
Um dos principais sintomas do linfoma, de acordo com a ABRALE, é o surgimento de ínguas com crescimento progressivo ao longo de semanas e meses e acompanhadas por outros sintomas, como emagrecimento de vários quilos e suores noturnos. Nessa situação, as ínguas podem crescer até o tamanho de bolas de tênis, ou maior, e gerar sintomas relacionados à compressão de órgãos vizinhos, como o esôfago, a laringe, o estômago e outros. Além disso, à palpação, essas ínguas são endurecidas e não doem.