CREDEQ apoia a conscientização sobre linfomas


A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu de agosto como o mês da conscientização sobre linfomas, que são um tipo de câncer que acometem o tecido linfoide, no qual as células de defesa do nosso organismo (responsáveis pela produção de anticorpos, os linfócitos, popularmente chamados por glóbulos brancos) se desenvolvem, multiplicam e amadurecem. Pode-se dizer que o linfoma é um primo da leucemia.

E considerando a temática, o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ), em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), está apoiando o trabalho de divulgação e esclarecimento da Associação Brasileira de Linfomas e Leucemias (ABRALE), em colaboração com a Superintendência de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SAIS/SES-GO).

Os debates sobre o assunto terão por ápice o próximo dia 15 de setembro, no Dia Mundial de Conscientização de Linfomas. Como o próprio nome sugere, o principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, ajudando a facilitar o seu tratamento.

Um dos principais sintomas do linfoma, de acordo com a ABRALE, é o surgimento de ínguas com crescimento progressivo ao longo de semanas e meses e acompanhadas por outros sintomas, como emagrecimento de vários quilos e suores noturnos. Nessa situação, as ínguas podem crescer até o tamanho de bolas de tênis, ou maior, e gerar sintomas relacionados à compressão de órgãos vizinhos, como o esôfago, a laringe, o estômago e outros. Além disso, à palpação, essas ínguas são endurecidas e não doem.

17 ago 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • Font Resize