CREDEQ capacita sobre administração de medicamentos


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), realiza dois dias de capacitação sobre “Controle e Administração de Medicamentos”. A atualização profissional acontece dois últimos dias desse mês de junho (29 e 30/6), sempre entre 10 e 11 horas, na Sala de Treinamentos, do Ambulatório Infantojuvenil, na sede da instituição. As exposições, que serão feitas pelo farmacêutico Fabiano Oliveira Duarte.

De acordo com o farmacêutico Duarte, que é responsável pelo setor no CREDEQ – Prof. Jamil Issy, a instituição tem implantada uma Política de Uso de Medicamentos, cujo processo de execução está alicerçado sobre sete etapas: seleção e aquisição, armazenamento, prescrição, preparo e dispensação, administração, monitoramento e erro de medicação e notificação de eventos adversos. O profissional adianta, que é de suma importância todo esse processo, para que eventuais equívocos sejam corrigidos em tempo, para que não gere adversidades irreversíveis.

“Os remédios não são protagonistas na terapia aqui no CREDEQ, mas aporte. Todavia, eles devem estar envoltos em rigorosa segurança, para que os pacientes sejam beneficiados plenamente”, frisa Fabiano Duarte.

O procedimento da administração correta de um medicamento tem como objetivo comum oferecer uma assistência de qualidade com segurança e eficácia. Fabiano Duarte revela que nas últimas cinco décadas, centenas de milhares de pacientes morreram ou sofreram danos graves, em todo o mundo, devido ao uso de medicamentos que deveriam lhes fazer bem. Os erros de medicação estão entre os principais eventos causadores de danos a pacientes em todo o mundo.

Durante as exposições, ele fez questão de salientar a necessidade dos profissionais envolvidos diretamente com o manuseio dos medicamentos, entre os quais médico, enfermeiras, técnicos de enfermagem e o setor de compra, se atentarem à Planilha de Controle de Medicamentos. Por esse documento há promoção de uma gestão visual, com indicadores de estoque de medicamentos, as situações do mesmo, a quantidade disponível e facilidade em observar o andamento de cada medicamento.

30 jun 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • Font Resize