CREDEQ inicia Pascoela com café da manhã


Os colaboradores do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy) realizaram um café da manhã, no início desta segunda-feira (22). O lanche matinal aconteceu na Sala de Treinamentos do Ambulatório Infantojuvenil do CREDEQ – Prof. Jamil Issy e reuniu, a partir das 8h30, integrantes do administrativo da única unidade de saúde.

O evento, que foi  inaugura a semana que se segue ao domingo da Páscoa. É por isto chamada Semana da Pascoela. Essencialmente, todo o ano litúrgico é uma constante celebração da vitória de Cristo. É nesse período em que se festeja, com céus e terra, a vitória de Jesus, a vitória da cruz, a vitória da vida.

O ápice da Semana da Pascoela será o próximo domingo, quando se irá comemorar “in abis”, que era o domingo em que se depunha a cor branca dos catecúmenos. Após o batismo, na noite de Sábado Santo para o Domingo da Páscoa, os catecúmenos que acabavam de entrar no grêmio da Santa Igreja, revestiam-se de branco, símbolo visível da pureza obrigatória de vida a partir de então: “Recebe esta vestidura branca e conserva-a sem mancha até ao Tribunal de Deus”.

Durante os oito dias da Oitava da Páscoa os catecúmenos assistiam às cerimônias, revestidos da “Alva batismal”; assim gravar-se-ia mais indelevelmente em seu espírito a obrigação santa duma existência sem pecado. A partir da Pascoela, retomavam, durante os ofícios, a veste ordinária. Um momento em que cada cristão tem para vivenciar o tempo pascal, fiéis ao espírito do domingo “in albis”, agora chamado da “Divina Misericórdia”, a quem os cristãos devem recorrer nestes dias alegres, rezando: “Fazei, Senhor, que, terminadas as festas pascais, nós conservemos o espírito desta festa em nossos hábitos e em nossa vida”!

22 abr 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551