CREDEQ participa do lançamento GO Mais Transparente


(da esq. p/ a dir.) Irmã Delmise Alves, ir. Silvana Nogueira, RP da ABC Darlene Aranha e presidente da Luz da Vida, ir. Raquel Lemos

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), participou do Goiás Mais Transparente, cujo objetivo é demonstrar como o Governo de Goiás gerencia e aplica os recursos do cidadão, disponibilizando os dados de forma clara e simples.

O evento aconteceu na tarde da última terça-feira, dia 7 de maio, no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico, no Centro de Goiânia, que ficou repleto de autoridades, entre elas o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota, a primeira-dama Gracinha Caiado, secretários de Estado, deputados e vereadores.

Representando o CREDEQ – Prof. Jamil Issy estiveram presente a presidente da Comunidade Luz da Vida, irmã Raquel Lemos, o diretor-geral, Izekson José Silva, a assessora para Assuntos Institucionais, irmã Silvana Nogueira, o gerente administrativo, Rildo Severino, o supervisor de T.I., Carlos Paranhos, a ouvidora Lariane Almeida e a irmã das Servas da Transfiguração Delmise Alves.

O Goiás Mais Transparente será uma espécie de competição onde, no fim das contas, todos ganham, com medalha de ouro, prata e bronze. “É meu compromisso entregar um governo 100% transparente”, enfatizou Caiado. A premiação será realizada em dezembro. Ganhará o selo Excelência em Transparência de ouro aquele que atender a 100% dos requisitos; prata, entre 95 e 99,9%; e bronze, de 90% a 94,99%. “Espero, no fim do ano, poder dar medalha de ouro a todos”, concluiu Caiado. 

O projeto faz parte do Programa de Compliance do Poder Executivo do Estado de Goiás, e coloca em prática um de seus quatro eixos estruturantes, a transparência – os outros são ética, responsabilização e gestão de risco. Desta forma, contribui para os objetivos do Compliance, que são o combate à corrupção e a aplicação responsável dos recursos públicos. 

(da esq. p/ a dir.) Rildo Severino (gerente administrativo), Carlos Paranhos (supervisor de T.I.) e Lariane Almeida (ouvidora do CREDEQ)

Trabalhar esse eixo, salientou o governador, abre caminho para a construção de um Estado que dialoga com o cidadão. Para que o Estado trilhe esse caminho, Caiado pediu o empenho de todo secretariado e demais servidores do Estado. “Vamos ganhar o respeito da população”, conclamou.

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, explicou que o Prêmio Goiás Mais Transparente conta com oito etapas. A ideia central é, ao longo do ano, “estimular o aperfeiçoamento da transparência dentro do governo estadual”. Participarão da olimpíada 35 entidades da administração direta, autarquias e fundações públicas, 21 membros da sociedade de economia mista e 29 contratos de gestão com organizações sociais (OSs). 

Governador Ronaldo Caiado assina execução do projeto Goiás Mais Transparente (foto: Secom Goiás)

Para além de fornecer dados, Ziller disse que a administração pretende melhorar a forma como essas informações chegam às pessoas, despertando o interesse delas. Assim, as entidades participantes do prêmio terão de aperfeiçoar a transparência ativa e passiva. “Ativa é aquela informação que o órgão já disponibiliza em seu site. E passivas são informações fornecidas a partir de quando cidadão faz o pedido.”

8 maio 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551