CREDEQ qualifica ao Programa Antitabagismo


A equipe assistencial do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), incluindo enfermeiros, médicos e multiprofissionais, será capacitada no Programa de Cessação ao Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde, de Aparecida de Goiânia.

O treinamento acontece na próxima sexta-feira, dia 28 de dezembro, nos dois períodos. Pela manhã, às 9h30, a preparação será direcionada às equipes de Enfermagem, Multidisciplinar e médica. À tarde, às 13 horas, aos grupos multidisciplinar e médico. As qualificações acontecem na Sala da Terapia Ocupacional, do Ambulatório Infantojuvenil (STO-3).

A parceria entre o CREDEQ – Prof. Jamil Issy e a SMS de Aparecida foi firmada no último dia 12, quando a Coordenação do Programa de Cessação ao Tabagismo realizou visita técnica à unidade. Com a capacitação da unidade, o serviço atenderá os requisitos metodológicos do Programa de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde.

Por ele, os pacientes terão orientações técnicas de como parar de fumar, palestras sobre malefícios do cigarro, avaliação com nutricionista, dentista, medicação preconizada pelo Manual do Tabagismo, acompanhamento de profissionais e reuniões em grupo. O tratamento tem duração de seis meses.

Os grupos serão coordenados por profissionais da unidade, além de contarem com a participação de convidados. Após a 4º reunião os pacientes passam por consulta médica mensal e têm acesso a medicamentos e adesivos de nicotina. Os grupos são um instrumento importantes para a cessação ao tabagismo e redução de doenças crônicas. Por eles, os participantes são estimulados a cumprir as metas estabelecidas, recebendo acompanhamento profissional, desmistificando a ideia de que apenas os medicamentos trazem bons resultados. 

O cigarro, de acordo com estudos e autoridades médicas, além de fazer mal à saúde dos pulmões e estar relacionado ao desenvolvimento de câncer, é um dos maiores inimigos da saúde do coração. As substâncias presentes no cigarro favorecem o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos e interferem no mecanismo de contração e relaxamento do sistema circulatório, o que aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e Acidente Vascular Cerebral.

Contato – Carla Monteiro (62) 9.9363.7655

26 dez 2018



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551