CREDEQ realiza capacitação do Programa de Tabagismo


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), promove entre os dias 14 e 16 de dezembro a capacitação: Tabagismo, voltada para a equipe técnica da unidade, e visa a qualificação e adequação dos colaboradores aos Programa Nacional de Controle do Tabagismo, reforçado pelo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2019, que alerta sobre os prejuízos causados pela epidemia generalizada do tabaco.

Estima-se que 8 milhões de pessoas no mundo já morreram em decorrência do tabagismo, sendo 7 milhões decorrentes do uso direto e 1,2 milhão por exposição passiva ao fumo. No Brasil morrem anualmente 156 mil pessoas por câncer, doenças respiratórias e cardíacas associadas a praticar de fumar. O Brasil é citado com destaque nesse relatório que juntamente com a Índia, aplicaram programas integrais de cessação do tabaco.

O CREDEQ – Prof. Jamil Issy faz parte da Rede Nacional e Mundial de Combate ao Uso do Tabaco. A assistente Social, Claudia Gualberto preletora no primeiro dia da ação com o tema: Programa Nacional de Controle do Tabagismo e o Tratamento no SUS, esclarece que o Programa Nacional de Controle do Tabagismo consiste em ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido, com a ajuda de uma abordagem ativa de uma equipe multidisciplinar.

A capacitação acontece também nos dias 15 e 16, sempre em dois horários, às 10h e 13h. abaixo segue a programação para os dias restantes do evento.

Data: 15/12 (quarta)

Tema: Avaliação Clínica e a Farmacoterapia no Tratamento do Dependente do Tabaco

Palestrante: Psiquiatra, Cláudio Henrique Reimer.

Data 16/12 (quinta)

Tema: Abordagem Intensiva e Fatores de Risco e Proteção no Tratamento do Tabagista

 Palestrante: Psicólogo Hospitalar, Catarino de Oliveira.

15 dez 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • TRANSPARÊNCIA