CREDEQ realiza nova rodada de testes para Covid-19


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), unidade do Governo de Goiás gerido pela Associação Comunidade Luz da Vida, está realizando a 2ª etapa de testagens para Covid-19 entre os colaboradores da unidade. A ação faz parte do inquérito epidemiológico individual que a Secretaria de Saúde de Goiás (SES/GO) realiza com todos os trabalhadores de saúde das suas unidades hospitalares.

Os exames foram fornecidos pela (SES/GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), à Gerência de Enfermagem do CREDEQ – Prof. Jamil Issy. O resultado dos testes que estão sendo aplicados nesta quinta e sexta-feira, respectivamente, dias 18 e 19 de junho, será divulgado na segunda-feira (22).

Todos os 259 funcionários, bem como os terceirizados, serão examinados. Na primeira etapa, três funcionários do CREDEQ – Prof. Jamil Issy foram testados positivos. Eles foram aconselhados a procurar a rede de saúde, para acompanhamento. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o único sendo de diagnose e reabilitação de Goiás a tratar casos severos da dependência química tem adotado rígidos protocolos de segurança, apesar de continuar atendendo e recebendo novos pacientes.

Entre as medidas adotadas e que diariamente são utilizadas em todas as trocas de turnos estão a aferição da temperatura, higienização dos calçados (tapete higiênico) e das mãos (álcool em gel), assim como o preenchimento de um questionário. Além destas normais, há ainda a obrigatoriedade no uso de máscaras, uso frequente de álcool gel, higienização das estações de trabalho, circulação reduzida pelo complexo, respeito à escala para as refeições, dentre outras regras.

De acordo com a gerente de Enfermagem, Moana Salviano, a meta é reforçar as barreiras de contágio estabelecidas na unidade, assim como mapear a prevalência, ou não, da doença entre os trabalhadores das unidades hospitalares. “Não existem ações eficazes sem informações precisas e críveis”, explica Salviano.

A profissional esclarece que ao resultado do teste rápido continuarão sendo monitorados, diariamente, os sinais e sintomas de síndrome gripal e outros dados. É importante frisar que o novo coronavírus faz parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Portanto, todos os casos identificados devem ser informados às autoridades pelos serviços públicos e privados de saúde de todo o território nacional.

19 jun 2020



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551