CREDEQ recebe 2ª dose da vacina contra COVID-19


A comunidade funcional do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), recebeu, entre os dias 2 e 3 de março, no período matutino, a 2ª dose da vacina contra a COVID-19.

A imunização acontece na Sala de Terapia Ocupacional 3, no Ambulatório Infantojuvenil, da sede da instituição médica. Uma equipe da Secretaria de Imunização, pertencente a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, composta por três profissionais. 

Com base na primeira ação, estima-se que 209 pessoas sejam imunizadas com esta 2ª dose. A imunização integra o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a COVID-19, do Ministério da Saúde (MS). 

De acordo com a gerente de Enfermagem, Moana Salviano, a vacina contra a doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) deve ser feita em duas doses para dar a proteção. “Quando a gente fala em eficácia, a eficácia está em duas doses. Considerando três, das quatro vacinas avaliadas pela Anvisa”.

Moana Salviano salienta que a 1ª dose não consegue produzir um nível de anticorpos protetores suficientes ao organismo. A proteção máxima vai ocorrer 15 dias após a 2ª dose, a dose de reforço. Essa estratégia induz uma resposta protetora mais intensa que a infecção natural. Entretanto, ela ressalta que é necessário se manter os cuidados como, uso de máscara de proteção, higiene constante das mãos e manutenção do isolamento social. 

“As pessoas imunizadas estão sujeitas a serem infectadas, mas apenas na modalidade leve. Por outro lado, elas continuam sendo vetores de contaminação às pessoas não imunizadas”, frisa a profissional da saúde, do CREDEQ – Prof. Jamil Issy.

 

11 mar 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • Font Resize