CREDEQ se destaca na Copa Sesc com medalhas


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy) conquistou duas medalhas na 38ª Copa Sesc 2019, nas modalidades xadrez individual e futebol society masculina. A presença da única unidade de saúde, pública e gratuita, que reabilita casos severos da dependência química em Goiás, que está ligada a Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES/GO), se deu sob a responsabilidade técnica do educador físico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, Michel Leão.

Entre participantes da equipe estiveram colaboradores e pacientes. A primeira premiação aconteceu em 1º de junho, quando Wanderson Souza Almeida assenhorou-se da terceira colocação no xadrez. Paciente do ambulatório do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, depois de iniciar o seu tratamento pela internação, Wanderson reside em Mineiros (sudoeste goiano), de onde veio para a Capital de Goiás, para participar do torneio, atendendo a um convite do educador físico Michel Leão.

A segunda condecoração ficou com a equipe de futebol society masculina, formada por colaboradores de diversas áreas do CREDEQ – Prof. Jamil Issy. A equipe conquistou a vice-liderança da 38ª Copa Sesc 2019, que foi aberta no Dia do Trabalho, em 1º de maio. O encerramento do torneio, que é considerado um dos maiores eventos esportivos em Goiás, contando com esportes coletivos e individuais nas mais diversas categorias e idades (futsal, futebol soçaite, voleibol, basquete, judô, natação, skate e xadrez), está previsto para o próximo dia 30 de junho.

O xadrez é uma modalidade esportiva que faz parte programa de atividade diárias disponibilidades aos pacientes em reabilitação em dependência química. Por meio da Oficina Terapêutica de Xadrez, vislumbra-se a aquisição de habilidades sociais que os pacientes poderão utilizar ao longo de suas vidas como, interação social, capacidade de lidar com a frustração diante a vitória ou derrota, estimular a concentração, promoção da confiança, desenvolvimento da criatividade, gerenciamento e resolução de problemas, controle da impetuosidade, entre outras competências.

Destaca-se ainda, tendo em perspectiva os pacientes, a experiência enriquecedora de vivenciar um ambiente de competição e colocar em pratica os ensinamentos repassados nos programas terapêuticos presente no CREDEQ – Prof. Jamil Issy. O futebol society, por sua vez, é utilizado, considerando o programa terapêutico, como estimulador de habilidades sociais comuns, principalmente por sua formação se dar entre colaboradores e pacientes.

19 jun 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551