Últimas notícias
- Pacientes participam de curso sobre Olericultura
- O CREDEQ mudou, agora se chamar CRESM
- CAFÉ COM PLANEJAMENTO
- Colaboradores Recebem Capacitação Sobre Protocolos de Higiene Oral Para Pacientes Institucionalizados
- Dia nacional de combate às Drogas e ao Alcoolismo
- Recursos Humanos Promove Palestra Sobre Ética no Ambiente de Trabalho
- Pacientes do CREDEQ Recebem Capacitação Para a Produção de Melado Rapadura e Açúcar Mascavo
- Núcleo Hospitalar de epidemiologia do CREDEQ recebe certificado de reconhecimento da SUVISA
Equipe de enfermagem do CREDEQ recebe capacitação sobre controle de hemorragias
Os profissionais da equipe de enfermagem do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), participaram da capacitação: Stop The Bleed, voltada ao controle de hemorragias em ações de primeiros socorros, a palestra foi ministrada por Felipe Melo, médico plantonista da unidade na quinta-feira, dia 25, na sede da unidade.
A hemorragia é considerada, hoje, uma das maiores causas de morte evitáveis por trauma, estudos apontam que faz tantas vítimas quanto casos de afogamentos e queimaduras, o que reforça a importância da prioridade em realizar a contenção do sangramento. A capacitação reforçou que a primeira medida a ser tomada deve ser estancar o sangramento da vítima e aguardar a chegada de atendimento especializado.
O uso de torniquetes é uma técnica muito usada na contenção de sangramentos, porém requer conhecimento para aplicação correta das manobras, técnicas de aplicação bordadas no evento, equipamentos adequados, utensílios que podem atender a demanda em situações adversas, caso não haja kit de primeiros socorros disponível, contudo Felipe Melo, orientou que o mais indicado é a compressão do local com material adequado, higienizado, até que o socorro especializado chegue.
Para atender aos profissionais da equipe de enfermagem que não estavam escalados nesse plantão, a palestra Stop The Bleed, será reapresentada no próximo dia 2 de dezembro, às 10 horas, na sala de treinamento do ambulatório infantojuvenil.