Equipe de enfermagem do CREDEQ recebe capacitação sobre controle de hemorragias


Os profissionais da equipe de enfermagem do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), participaram da capacitação: Stop The Bleed, voltada ao controle de hemorragias em ações de primeiros socorros, a palestra foi ministrada por Felipe Melo, médico plantonista da unidade na quinta-feira, dia 25, na sede da unidade.

A hemorragia é considerada, hoje, uma das maiores causas de morte evitáveis por trauma, estudos apontam que faz tantas vítimas quanto casos de afogamentos e queimaduras, o que reforça a importância da prioridade em realizar a contenção do sangramento.  A capacitação reforçou que a primeira medida a ser tomada deve ser estancar o sangramento da vítima e aguardar a chegada de atendimento especializado.

O uso de torniquetes é uma técnica muito usada na contenção de sangramentos, porém requer conhecimento para aplicação correta das manobras, técnicas de aplicação bordadas no evento, equipamentos adequados, utensílios que podem atender a demanda em situações adversas, caso não haja kit de primeiros socorros disponível, contudo Felipe Melo, orientou que o mais indicado é a compressão do local com material adequado, higienizado, até que o socorro especializado chegue.

Para atender aos profissionais da equipe de enfermagem que não estavam escalados nesse plantão, a palestra Stop The Bleed, será reapresentada no próximo dia 2 de dezembro, às 10 horas, na sala de treinamento do ambulatório infantojuvenil.

25 nov 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • TRANSPARÊNCIA
    Font Resize