Hortaliças produzidas no CREDEQ abastecem restaurante


Sete meses depois do lançamento oficial do Projeto Cultivando Vidas, do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), parte da produção das hortaliças está sendo repassada à uma companhia parceira do projeto, a Triunfo Refeições, empresa alimentícia responsável pela administração do restaurante da instituição, e está sendo a primeira a receber remessas de produtos cultivados pelos pacientes.

O projeto integra o Programa de Reinserção Social, que tem por objetivo trabalhar o retorno e a permanência dos portadores da Dependência de Substâncias Psicoativas (DSP), ao mercado de trabalho com equidade. O CREDEQ – Prof. Jamil Issy é a única instituição brasileira a tratar a DSP, no ambiente público, com um protocolo terapêutico equivalente às mais sofisticadas e renomadas clínicas particulares em solo brasileiro.

O Programa de Reinserção Social, que é desenvolvido a partir de seis projetos – Cultivando vidas, Pensando e Repensando, Mãos na massa, Mutirão dos documentos, Sou mulher, sou empreendedora e Volta para a escola –, está inserido no Protocolo Terapêutico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, cujo foco está no paciente e em sua qualidade de vida. 

O programa, de acordo com a sua coordenadora, a assistente social Claudia Maria Silva, também, é uma resposta aos cenários resultantes das reformas Psiquiátrica, Trabalhista e Previdenciária, que acentuaram as dificuldades às Dependência de Substâncias Psicoativas (DSP), em se inserirem ao mercado de trabalho, em decorrência da baixa escolaridade, perdas cognitivas, ausência documental, reduzida profissionalização, dentre outras barreiras. 

Ela explica que o programa tem promovido a captação de recursos e parceiros, nos setores públicos e privados, dos diversos segmentos para o desenvolvimento e incremento dos projetos. O Programa tem caráter interdisciplinar, com vista a ampliar a percepção individual e a dimensão coletiva, considerando o trabalho fundamental para a construção do novo projeto de vida dos pacientes. 

Com exceção do Projeto Volta para as aulas, que será direcionado apenas aos pacientes ambulatoriais, todos os demais projetos do programa terão por público os pacientes que passam pelo processo de acolhimento, tratamento e acompanhamento (internação e ambulatório).

21 dez 2020



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • Font Resize