Iniciam-se as atividades do Programa Tabagismo do CREDEQ


Tem início, nesta quinta-feira (28/02), as atividades socioeducativas com os dois grupos do Programa Tabagismo do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, da unidade de Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). O projeto socioeducacional é uma realização da Supervisão do Serviço Social da única unidade de saúde que trata casos severos da dependência química e é ligada a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

A reunião de boas-vindas acontece entre 7h30 e 9h30, na Sala de Psicologia, do Ambulatório Adulto, na sede do CREDEQ – Prof. Jamil Issy. O encontro será comandado pela supervisora do Serviço Social, Elis Marina Monteiro, e a responsável pelas atividades do programa, assistente social Claudia Maria Gualberto. Atividades se estenderão por seis meses, sempre às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.

O foco do trabalho será o das diretrizes colocadas pelo Ministério da Saúde e o INCA. Além desses dois setores governamentais, a Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia disponibilizará as medicações prescritas pelos médicos do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, específicas para o tratamento do tabagismo.

Esses pacientes, além de tratarem a questão da dependência química frente as outras substâncias, passam, agora, a serem tratados também contra o tabagismo. O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas a cada ano, apesar da redução constante do consumo mundial, como revela o novo relatório produzido pela OMS, Global Report on Trends in Prevalence of Tobacco Smoking 2000-2025.

O documento mostra que, em todo o mundo, 27% das pessoas fumaram tabaco em 2000. Já em 2016, esse número baixou para 20%. No entanto, o ritmo de ação na redução da demanda por tabaco e o número de mortes e doenças relacionadas ao seu consumo está lento em relação aos compromissos globais e nacionais para redução do seu uso em 30% até 2025 entre pessoas com 15 anos ou mais. Caso a tendência continue, o mundo só alcançará uma redução de 22% em 2025.

O início

O Programa Tabagismo do CREDEQ – Prof. Jamil Issy começou a ser construído em 2017, quando as assistentes sociais Elis Marina e Cláudia Maria principiaram o Projeto Piloto, com um grupo de cinco pacientes. Posteriormente, em 2018, a proposta foi apresentada à Diretoria Técnica e às gerências Médica e Multiprofissional.

O projeto foi aceito e o Serviço Social firmou uma parceria com a SMS aparecidense, que segue a metodologia do Programa de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde, com orientações técnicas de como parar de fumar, palestras sobre malefícios do cigarro, avaliação com nutricionista, dentista e medicação preconizada pelo Manual do Tabagismo.

27 fev 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551