CREDEQ completa 48 meses funcionamento


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), completa no próximo dia 23 de junho, quatros anos de funcionamento, com cerca de 20,5 mil pessoas atendidas, das quais, pouco mais de 2,6 mil iniciaram o seu tratamento pelo setor da internação. Este ano não haverá comemorações presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Entretanto, a instituição estará disponibilizando em suas m mídias depoimentos de profissionais e pacientes, além de material sobre os seus diversos serviços. O CREDEQ – Prof. Jamil Issy foi criado para prestar atendimento especializado e de reabilitação aos casos graves da dependência química (adicção).

Além das ações de assistência aos usuários e as suas famílias, por meio de programas de reinserções familiar, econômica e social, realizam-se atividades para a qualificação de profissionais da saúde, por meio da Residência Médica e Pesquisa & Ensino, sobre a temática da dependência química. O CREDEQ – Prof. Jamil Issy é um espaço de saúde, portanto diagnostica, trata e realiza o acompanhamento longitudinal (curto e longo prazo) dos pacientes.

O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico (psiquiatra e clínico geral), multiprofissional (enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, farmacêuticos e musicoterapeutas) e psicoeducacional (desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais por meio de três programas – Candeeiro/Comunicação Assertiva, Treinamento de Habilidades Sociais/THS e Prevenção de Recaídas/PR).

Em ambos tratamentos (internação ou ambulatorial), há necessidade do paciente ter acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CREDEQ as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial).

É importante frisar que tanto a arquitetura e a capacitação profissional, quanto o protocolo terapêutico, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy se assemelham as consagradas e particulares clínicas brasileiras de reabilitação de pessoas dependentes de substâncias psicoativas (DSP). A diferença é que o Centro goiano é público e gerido por uma Organização Social, a Associação Comunidade Luz da Vida, fundada há 22 anos e com expertise em tratamento da dependência química masculina e feminina.

Sem contar que com a remodelação do seu Programa de Reinserção Social, agora com seis projetos, os pacientes do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, que são os verdadeiros focos do tratamento, também contam com acompanhamento e o processo de reinserção familiar, social e mercadológica. O espaço de tratamento tem um total de 108 leitos, dos quais 96 para internação e 12 para a desintoxicação. Mensalmente, são realizados em torno de 3,3 mil no setor Ambulatorial/Multiprofissionais. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino e 24 para o feminino.

1 jun 2020



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551