Missa do CREDEQ realça benefícios terapêuticos


A Arquidiocese de Goiânia celebra uma missa nesta quinta-feira (25/04), no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, unidade de Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), com o propósito de celebrar os resultados favoráveis aos pacientes que realizam seus tratamentos na única unidade pública e gratuita que reabilita casos severos da dependência química em Goiás.

Em dois meses, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy, completa três anos de funcionamento. Ao longo desses 1.005 dias de funcionamento efetivo, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy realizou o primeiro atendimento de 7.209 pessoas, das quais 1.647 iniciaram suas reabilitações por meio da internação. A maior parte dos pacientes que passaram pela internação, cerca de 75%, são homens, o que referenda a reserva de 84 leitos, dos 108 existentes, para o público masculino.

No decorrer desses 32 meses de atividades ao público, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy realizou 861.601 procedimentos na área assistencial, o que representa uma média de 26.109 ações mensais. O público atendido, cuja a faixa etária prevalente é entre 20 e 49 anos de idade, é oriundo de 233 municípios, dos quais 169 goianos e 64 brasileiros. Este último grupo está dividido entre 13 estados (BA, MA, MT, MS, MG, PA, PE, PI, RN, RO, SP e TO) e o Distrito Federal.

A missa será celebrada pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Moacir Silva Arantes, representando o arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz. A Eucaristia acontecerá às 15 horas, na área de convivência coletiva do Núcleo Feminino, onde estarão presentes pacientes e profissionais.

O ato eucarístico, também torna oficial a rotina pastoral mensal do sacerdote às dependências do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, bem como marca o quarto dia da Semana da Pascoela, cujo ápice será o próximo domingo, quando se irá comemorar “in abis”, que era o domingo em que se depunha a cor branca dos catecúmenos.

A missa será celebrada pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Moacir Silva Arantes, representando o arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz. A Eucaristia acontecerá às 15 horas, na área de convivência coletiva do Núcleo Masculino 02, onde estarão presentes pacientes e profissionais.

O ato eucarístico, também torna oficial a rotina pastoral mensal do sacerdote às dependências do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, bem como marca o quarto dia da Semana da Pascoela, cujo ápice será o próximo domingo, quando se irá comemorar “in abis”, que era o domingo em que se depunha a cor branca dos catecúmenos.

Ponderando sobre a liturgia de quinta-feira (Lucas 24, 35-48), dom Moacir irá refletir sobre a autenticidade da Ressurreição e a confirmação da paz proposta por Cristo. “Ele (Jesus) é a paz em plenitude, a paz da participação na vida eterna do Pai, para todos. Jesus está vivo, que a morte não o venceu, que a vida do além pode ter momentos em que se parece com a vida anterior como se esta seguisse e aquela fosse uma continuação”, frisa o bispo dom Moacir.

O secretário de capelania e membro da Comunidade Luz da Vida, Delubio Ribeiro Mendes, informa que a visitas pastorais de dom Moacir também intencionam estreitar a participação arquidiocesana no cotidiano do CREDEQ – Prof. Jamil Issy e, consequentemente na recuperação dos internos. “Queremos que a Arquidiocese de Goiânia esteja presente neste importante projeto. É um pedido dos próprios internos de que tenhamos a presença da Igreja, do padre para atender confissões e para celebrar a Santa Missa quando possível”, disse.

24 abr 2019



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551