O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, unidade Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy) é uma unidade da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Goiás, com oferta de tratamento em regime ambulatorial e de internação articulado com os demais serviços do sistema de saúde. Presta atendimento aos casos graves e de alta complexidade em dependência química (adicção), por meio da regulação estadual. Esta unidade foi inaugurada em 23 de junho de 2016.

Mas para chegar a esta memorável data, transcorreram-se quase seis anos, entre a ideia e a sua materialização. O conceito foi sugerido em 2010, em pleno processo eleitoral, quando a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano sugeriu ao então candidato tucano à principal cadeira do Palácio das Esmeraldas, que investisse coração e recursos em um espaço capaz de aplacar o desespero das famílias diante do flagelo das drogas.

A proposta foi apresentada em 30 de agosto de 2010 em grande estilo, durante um evento político, no Augusto Hotel, no Centro de Goiânia. A solenidade contou com a presença de inúmeros postulantes governistas aos Legislativos federal e estadual, além da dupla Zezé Di Camargo & Luciano.

Os cantores estiveram em Goiânia especialmente para o lançamento do Projeto CREDEQ. Uma proposta que, de acordo com primeira voz da dupla de sucesso, iria ao encontro do trabalho que os cantores realizavam em todo o País, visando afastar a juventude das drogas, para os cantores, a proposta deveria ser permeada pela inovação e a ousadia, até então restrita a locais particulares e muito caros.

E assim se começou a delinear os parâmetros do CREDEQ de Aparecida de Goiânia, que em sua inauguração foi batizado com o nome do professor Jamil Issy, um pioneiro na luta contra as drogas. Inicialmente, o desenho terapêutico contemplava o recebimento de pacientes da Rede Caps – Centros de Atenção Psicossocial, que atenderia aos públicos adulto (masculino e feminino) e adolescente.

Dezessete meses depois de ser inaugurado, em novembro de 2017 e com a autorização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO), os 108 leitos foram redefinidos entre o público adulto (84 para homens e 24 para mulheres) e todas as unidades de saúde de Goiás foram autorizadas a enviar, por meio do Sistema Estadual de Regulação, pacientes para o CREDEQ – Prof. Jamil Issy.

Apesar do rearranjo, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy continua sendo um serviço de referência, organizado e em funcionamento para o tratamento da dependência química severa. Um projeto genuinamente goiano que surgiu também para complementar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), mediante suporte terapêutico extremamente especializado.

É uma unidade de reabilitação e não preventiva. Além das ações de assistência aos usuários e as suas famílias, por meio de programas de reinserções familiar, econômica e social, realiza-se atividades para a qualificação de profissionais da saúde, por meio da Residência Médica, Pesquisa & Ensino sobre a temática da dependência química.

O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico (psiquiatra e clínico geral), multiprofissional (enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, farmacêuticos e musicoterapeutas) e psicoeducacional (desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais por meio de três programas – Candeeiro/Comunicação Assertiva, Treinamento de Habilidades Sociais/THS e Prevenção de Recaídas/PR).

Em ambos tratamentos (internação ou ambulatorial), há necessidade do paciente ter acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CREDEQ as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial).

27 fev 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551