Outubro Rosa, palestra sobre saúde da mulher


Bom humor, foi a ferramenta usada pela palestrante Nara Borges Ferreira, em preleção realizada na última segunda-feira, dia 25, no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, unidade Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), a enfermeira especialista em Saúde Pública, ministrou a capacitação Saúde da Mulher (Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero), e usou de uma abordagem bastante divertida e envolvente para tratar de um assunto extremamente sério.

Ocorrem por ano no Brasil uma média de 18.000 mortes em decorrência do câncer de mama, a maioria esmagadora das vítimas são mulheres, com previsão anual de mais de 66.000 novos casos, se trata do tumor que mais mata mulheres em todo o mundo, Nara Borges, informou que não existe prevenção efetiva para esta patologia, o’que existe é tratamento precoce, por isso a importância dos exames regulares de rastreamento e do autoexame de mama.

Em relação ao câncer do colo de útero, para este existe prevenção, entre as ações está a realização do exame preventivo de Papanicolau ou citopatológico e vacina contra o HPV antes do início da vida sexual, quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas a doença é evitada na maioria dos casos.

A apresentação foi promovida pela Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde, (CCIRAS) e Gerência de Enfermagem.

28 out 2021



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551

     

     

     

  • Font Resize