Palestra sobre técnicas assépticas contra Covid-19


O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), por meio da Gerência de Enfermagem realizou nesta terça-feira (10/3), a palestra “Técnicas Assépticas e Coronavírus”, ministrada pela enfermeira Solange Tavares, com apoio da enfermeira Flaviane Monteiro.

A palestra teve como público alvo os colaboradores do CREDEQ – Prof. Jamil Issy e agentes parceiros terceirizados, com o intuito de informar e conscientizar sobre a importância das técnicas assépticas e preventivas contra o Coronavírus e outras doenças. A partir deste colóquio, as esperas dos pacientes por consulta passam a ser feitas em frente a recepção central da instituição. Antes, os pacientes e acompanhantes passam por exames clínicos iniciais e recebem máscaras, além de informações.

De acordo com a palestrante, Solange Tavares as técnicas são importantes não somente para prevenir contra o Covid-19,  mas devem ser aplicadas como medida de prevenção contra diversas viroses. Ela explica que dentro do ambiente hospitalar existe a indicação do uso do EPI (Equipamento De Proteção Individual), como máscaras e luvas.

A profissional adverte que o protocolo deve ser considerado também para a higienização de utensílios pessoais que são levados para os locais de trabalho, por exemplo os aparelhos celulares que devem ser higienizados sempre que possível. “Uma técnica simples e que deve ser aplicada por profissionais da saúde é a prática de higienizar as mãos, mesmo sendo uma técnica simples pode evitar diversas contaminações, explica Tavares.”

De acordo com o site do Ministério da Saúde, para evitar a proliferação do vírus medidas básicas de higiene devem ser adotadas, lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, e evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

17 mar 2020



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551