Profissionais do CREDEQ conhecem Luz da Vida


Integrar e desenvolver um sentimento de pertencimento entre todos os profissionais que atuam no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). Com este horizonte, a presidente da Comunidade Luz da Vida, irmã Raquel Lemos, protagonizou encontro com os profissionais da área técnica da única unidade da saúde, em Goiás, a realizar tratamento para reabilitação de dependentes químicos, na modalidade pública e gratuita.

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (31/05), na Sala de Treinamentos 3 (STO3), do Ambulatório Infantojuvenil, na sede do CREDEQ – Prof. Jamil. Issy. Estiveram presentes profissionais das áreas de Enfermagem, psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Educadores Físicos, Nutrição, Farmácia e Musicoterapia. A irmã Raquel esteve acompanhada do diretor geral da unidade, Izekson José da Silva.

A dirigente esclareceu aos presentes que a O.S. que comanda e foi fundada há quase 22 anos, tem por propósito acolher, cuidar, instrumentalizar e fortalecer o ser humano em contexto de vulnerabilidade e/ou em situação de carência, abandono ou dependência química, para que protagonize a sua condição de humanidade e plena cidadania. “Nossa entidade é católica e sem fins lucrativos, tendo por finalidade semear a espiritualidade universal”.

O organismo confessional, mantido por doações, convênios e ações voluntárias de humanitários, desenvolve 13 projetos sociais com foco no resgate espiritual, social e físico. A maioria ligada à remissão de dependência química e vulnerabilidade social. Eram 14, mas por falta de recursos encerrou-se as atividades da Casa Bom Samaritano, onde eram acolhidos dependentes químicos em situação de rua. No momento do fechamento da Casa, existiam 60 pessoas abrigadas.

Entre as iniciativas estão o Projeto Luz que Liberta (comunidade terapêutica masculina), Casa Mãe de Deus (comunidade terapêutica feminina), CREDEQ – Prof. Jamil Issy (tratamento hospitalar e ambulatorial aos casos severos da dependência química), Casa da Missão de Aparecida de Goiânia (atendimento às famílias em extrema pobreza e atingidas pela co-dependência), Casa da Missão de Belém do Pará (atendimento às famílias em extrema pobreza e atingidas pela co-dependência), Casa Pobre de Deus (casa de apoio hospitalar e social), Projeto Família do Céu Aqui na Terra (evangelização), Projeto Lançai as Rede Jovens (evangelização), Projeto Lançai as Redes (evangelização) e Menino Jesus (acolhida infantil / creche e escola).

Em meio a números, casos relatados e narrativas sobre situações macros, a religiosa conseguiu demonstrar que o trabalho social da Luz da Vida é inclusivo na área do tratamento da habilitação e/ou reabilitação de pessoas com dependência química – drogas lícitas, ilícitas, compulsão por alimentos, sexo e/ou depressão – desenvolvido pela Luz da Vida é referência nacional no Terceiro Setor. Uma condição que tornou possível à O.S. ser portadora dos títulos de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipais.

“Estamos aqui hoje para mostrar a vocês que o CREDEQ para nós é uma missão e não uma fonte de recursos financeiros. Queremos convidar a vocês, profissionais e seres humanos ligados as mais diversas denominações religiosas, a atuarem cada vez mais com caridade e solidariedade. Todos continuarão tendo o reconhecimento pessoal e financeiro necessários, mas precisamos trabalhar de modo cada vez mais humanitário”, frisou a líder administrativa da Comunidade Luz da Vida.

Irmã Raquel contou que nos primórdios dos trabalhos comunitários e sociais do organismo confessional, em 1997, o cenário vislumbrado era o da especialização no tratamento contra a Dependência Química, no que se referia à vítima e aos seus familiares. Atualmente, as três Comunidades Terapêuticas (duas masculinas e uma feminina) da Comunidade Luz da Vida acolhem pessoas oriundas de todo o território brasileiro. As unidades atendem aos usuários de SPA (Substância Psicoativa) e às famílias. Por esses três núcleos, onde mensalmente são servidas cerca de 32 mil refeições, já passaram 8,6 mil pessoas.

A Luz da Vida, de acordo com a irmã Raquel, está ciente de que parte da próxima geração economicamente ativa do Brasil ainda patina na seara angulosa da dependência química. Todavia, com uma metodologia organizacional e gerencial focada no tratamento e na inclusão sociofamiliar da pessoa, tendo por fio condutor a espiritualidade que renova e santifica, se é possível reconstruir perspectivas, despertar o autocontato, para que se desenvolva uma agenda de horizonte com foco social a partir de um presente consciente, assertivo e com conhecimento formal e profissionalizante.

31 maio 2019



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551