Psiquiatras do CREDEQ passam por atualização


Os 15 médicos psiquiatras do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), estão participando do Projeto de Atualização no Tratamento Farmacológico da Dependência Química.

O curso de reciclagem está sendo organizado pelo setor de Gerência Médica, supervisionado pela psiquiatra, Mariana Veiga Cruzeiro, que é ligada a Diretoria Técnica, comandada pelo médico psiquiatra Danilo Fiorotto.

O curso é dividido em 4 módulos, sendo aplicado um por semana, com três aulas cada, que acontecerão às terças, quartas e quintas. O primeiro módulo foi desenvolvido no início desta última semana de outubro, na Sala de Terapia Ocupacional 3 (ST0-3), do Ambulatório Infantojuvenil.

O CREDEQ – Prof. Jamil Issy é uma unidade da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Goiás, com oferta de tratamento em regime ambulatorial e de internação articulado com os demais serviços do sistema de saúde. Presta atendimento aos casos graves e de alta complexidade em dependência química (adicção), por meio da regulação estadual.

O CREDEQ é um espaço de saúde, portanto diagnostica, trata, realiza o acompanhamento longitudinal (curto e longo prazo) dos pacientes. O CREDEQ é um hospital de psiquiatria especializado em dependência química. O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico (psiquiatra e clínico geral), multiprofissional (enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, farmacêuticos e musicoterapeutas) e psicoeducacional (desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais por meio de três programas – Candeeiro/Comunicação Assertiva, Treinamento de Habilidades Sociais/THS e Prevenção de Recaídas/PR).

Em ambos tratamentos (internação ou ambulatorial), há necessidade do paciente ter acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CREDEQ as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial).

 

30 out 2020



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551