Sexta-feira com bolo e futebol no CREDEQ


Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, uma partida de futebol e um bolo de aniversário marcam os três anos de funcionamento do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química de Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy).

O jogo, que acontece no campo society da única unidade goiana, pública e gratuita, a reabilitar dependência química, está agendado para às 9 horas. A partida será entre Amigos do CREDEQ e da Secretaria de Esporte de Aparecida de Goiânia. O time da unidade de saúde será composto por pacientes e colaboradores.

O do administrativo aparecidense por jogadores profissionais e funcionários públicos. Haverá entrega de medalhas e troféu, com a presença do titular da Esporte, Lazer e Juventudes aparecidense, Gerfeson Aragão de Melo.

Ao meio-dia, no refeitório do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, colaboradores e terceirizados se reúnem para cantar o tradicional “Parabéns”. De acordo com a assessora de Planejamento, Daianny Batista, responsável por organizar o evento, o propósito é apenas expressar a satisfação em se ter materializado um conceito tão necessário e importante a uma parcela vulnerável da sociedade.

Durante todo o mês de junho, período em que se comemora o aniversário de funcionamento do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, acontecerão atividades artísticas internas, com a participação dos pacientes, seus familiares, colaboradores e terceirizados. A finalidade é aprofundar o sentimento de pertencimento e o vínculo humanístico e espiritual que vem sendo trabalhado pelo novo comando da organização social de saúde, responsável por gerenciar administrativa e financeiramente o CREDEQ – Prof. Jamil Issy, a Comunidade Luz da Vida, atualmente dirigida pela irmã Raquel Lemes.

O CREDEQ – Prof. Jamil Issy foi inaugurado em 23 de junho de 2016. Sua construção, porém, teve início em 2014, quando se abriu a concorrência, ganha pela Luz da Vida. Desde a abertura, que foi gradual, com a implantação plena, a partir der 1º de dezembro de 2017, realizou-se o primeiro atendimento a cerca de 10 mil pessoas, das quais em torno de 2 mil iniciaram a reabilitação pela internação, cujo tempo médio de duração são de 12 semanas.

A unidade tem 108 leitos de internação e capacidade para atendimento ambulatorial mensal torno de 3,8 mil. Todavia, este volume tem sido, mensalmente, superior em aproximadamente 30%. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino e 24 para o feminino. O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico multiprofissional e psicoeducacional.

O primeiro alicerce representado pelo corpo de psiquiatras e clínicos geral. O segundo, por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, farmacêuticos e musicoterapeutas. Por último e não menos importante, o desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais por meio de três programas – Candeeiro/Comunicação Assertiva, Treinamento de Habilidades Sociais/THS e Prevenção de Recaídas/PR.

Em ambos tratamentos (internação ou ambulatorial), há necessidade do paciente ter acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CREDEQ as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial).

13 jun 2019



DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551