[breadcrumb]

A Organização Social Associação Brasileira de Esperança e Vida (ABEVIDA), sucedânea da Comunidade Luz da Vida, criada em 14 de dezembro de 1997, reúne expertise de duas décadas com tratamento da dependência química. A instituição, que é católica e está encarregada de realizar a gestão administrativa e financeira da unidade, mantêm um total de cinco obras sociais, dentre as quais duas comunidades terapêuticas (uma masculina e uma feminina). A sua sede está localizada no Recreio dos Bandeirantes, em Goiânia;

A ABEVIDA é mantida por colaboradores, com atuação no terceiro setor, desempenhando varias atividades no âmbito social, tendo títulos de utilidade Pública, Federal, Estadual e Municipal. Teve seu início em 1997, com o Projeto Luz que Liberta, e hoje já e referência no estado de Goiás no tratamento da habilitação e/ou reabilitação de pessoas com dependência química.

Portanto, há 24 anos tem como objetivo oferecer tratamento a especializado em Dependência Química a pessoas que estejam fazendo uso de substancia psicoativa, bem como seus familiares. As Comunidades Terapêuticas acolhem pessoas oriundas do Estado de Goiás e demais regiões do País. Esse Projeto conta com dois núcleos de apoio (Aparecida de Goiânia e Goiânia) que atendem o usuário de SPA (Substância Psicoativa) e a família em várias Chácaras de Recuperação (para internação).

Nos núcleos de apoio, as famílias partilham suas dificuldades, trocam experiências, recebem informações acerca da dependência química e são orientadas acerca de como podem colaborar na recuperação do seu ente querido. Além disso, as pessoas que fazem uso de SPA são atendidas individualmente e em grupo dependendo de sua necessidade. Caso alguma dessas pessoas necessitem de internação, passam por uma avaliação e são encaminhadas para as Comunidades Terapêuticas.

 O tempo de internação previsto nas comunidades terapêuticas é de nove meses e conta com o auxílio de uma equipe multiprofissional (Coordenadores, monitores, psicólogos, terapeutas e voluntários de outras áreas) que desenvolvem várias atividades terapêuticas (Psicoterapia individual e de grupo, prevenção de recaída, reunião de 12 passos, reunião matinal, reunião geral com os residentes, grupo de mútua ajuda, partilha de sentimentos, treinamento de habilidades, desenvolvimento da espiritualidade, laborterapia dentre outras).

Já na Casa Mãe de Deus sua missão é defender, proteger uma vida indefesa, a vida uterina, além de acolher mães e seus filhos, que se encontram em situação de violência física e/ou doméstica, risco social e vulnerabilidade social. Para que isso se concretize, auxiliamos as mães que decidiram dizer sim à vida e não ao aborto, oferecendo-lhes residência, alimentação, vestuário (para a mãe e o bebê), além de ministrarmos formação humana, darmos assistência médico-hospitalar e apoio psicológico durante toda a gestação.

A Clínica São José (em construção), se dedicará ao tratamento especializado em: dependência química, alcoolismo, compulsividades e depressão, para mulheres, homens e adolescentes. Ela será conduzida por profissionais da área da saúde, administradores e voluntários, em busca incessante pela otimização do resultado dos serviços oferecidos, juntamente com a recuperação da integridade humana. As instalações da clínica contarão com uma UTI conceitual – de tratamento exclusivo dos adictos para desintoxicação – a área de construção do seu edifício tem 1.763,36m² inseridos num terreno de mais de 8.000m².

A ABEVIDA acredita na essência humana e no seu desenvolvimento integral. Para saber mais da Organização Social , acesse o site (ABEVIDA – Associação Brasileira de Esperança e Vida).

2 jul 2015



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551