Vacinação aos colaboradores termina 31 de maio


Colaboradores e terceirizados do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), interessados em se imunizarem contra a gripe tem até o próximo dia 31 de maio. O processo de vacinação acontece entre 7 e meio-dia, na Sala de Vacinas, próximo ao Posto de Enfermagem, do Núcleo Masculino 01, da unidade de saúde. É necessário se apresentar com o cartão de vacinas.

Este ano, o Ministério da Saúde, por meio dos departamentos de Imunização do Estado de Goiás e do Município de Aparecida de Goiânia, liberou 400 doses da vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos, que protege contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria. Vale ressaltar que o valor da vacina no sistema privado varia entre R$100 e 150 reais por dose.

Os pacientes, de acordo com as demandas clínicas também estão sendo imunizados. Caso não apresentem o cartão de vacinas, são imunizados também de acordo com o calendário vacinal adulto, tais como Hepatite B, dTpa (coqueluche, tétano e difteria para gestante), dT (difteria e tétano para adulto), Febre Amarela e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

De acordo com a responsável pela imunização, enfermeira Solange Tavares, a vacina garante a saúde no inverno para aqueles que necessitam, evitando que a infecção pelo vírus influenza se transforme em pneumonia, tristeza e óbito. A oferta da vacina muito antes da chegada do frio (21 de junho/inverno), quando é grande o volume de vírus e bactérias circulantes, se deve aos resquícios inativados de diferentes subtipos do vírus influenza.

Sem contar que o organismo precisa de um tempo para uma vez em contato com essas partículas, produzir anticorpos que o protegerá contra gripe. Logo, se a campanha começasse perto do inverno, bastante gente tomaria a injeção, mas não estaria devidamente protegida nos primeiros dias dessa estação, pois o tempo médio de imunização total é de 15 a 20 dias.

Tomar a injeção anualmente é importante, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Pra ter ideia, ela mata mais de 650 mil pessoas todos os anos segundo a OMS. A Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) recomenda a proteção para todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida, principalmente as mais sujeitas a complicações graves.

 

22 maio 2019



    DEPOIMENTOS


  • Endereço

    Avenida Tanner de Melo, S/N – quadra gleba 02, lote parte 02
    Fazenda Santo Antônio Aparecida de Goiânia – GO CEP: 74993-551